Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Domingo, dia 02 de Julho - portalriomaina@live.com

Trânsito

Atente para os últimos estreitamentos de pistas na BR-101 Sul/SC

Atente para os últimos estreitamentos de pistas na BR-101 Sul/SC

A primeira fase de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense está finalizada, com pistas duplicadas e obras de arte especiais (OAEs) liberadas ao trânsito de veículos e pedestres. Há obras em andamento em Palhoça, Laguna, Pescaria Brava e Tubarão, onde os usuários da rodovia federal precisam atentar aos estreitamentos de pista existentes. Nesses locais, o fluxo deixa de seguir em duas faixas de rolagem e passa a ser em uma faixa, sem pista simples, com duplo sentido de tráfego.

No sentido Norte-Sul, os motoristas precisam atentar ao estreitamento de pistas no km 308, em Bentos, Laguna, onde iniciam as obras de construção do lote 1 da transposição urbana lagunense. No km 316, próximo ao viaduto de acesso ao Bananal, o fluxo volta a ser em pista única, no sentido Sul-Norte. Em Tubarão, o trânsito da BR-101 deixa as pistas duplicadas e segue em pista simples, entre o km 337 ao km 339, dentro das obras de construção do túnel para transposição do Morro do Formigão.

No Morro dos Cavalos, em Palhoça, o DNIT iniciou trabalhos de melhoria operacional temporária, com a construção da quarta faixa no trecho. Assim, o segmento deixará de ter estreitamentos de pista, deixando o tráfego fluir de forma mais dinâmica. Os trabalhos estão concentrados entre o km 232 ao km 235,3. O lote 29, último lote em obras, deixou de ter reduções de pista no final do mês de março, quando o Contorno de Araranguá foi liberado.

Os desvios existentes – Os desvios são essenciais para a continuidade da construção das chamadas obras de arte especiais (OAEs - viadutos, passagens inferiores e pontes), enquanto os estreitamentos são as ligações entre os trechos duplicados e as pistas simples.

Os desvios em operação na BR-101 Sul catarinense estão alocados nos seguintes trechos:

LAGUNA E PESCARIA BRAVA


Km 308,00 – Estreitamento de pista sentido Norte/Sul (Bentos);
Km 308,50 – Construção do viaduto de acesso a Barbacena (Laguna Norte)
Km 311,80 – Construção do viaduto de acesso ao centro de Laguna;
Km 313,10 – Construção da ponte para Travessia do Canal de Laranjeiras (cabeceira Norte);
Km 316,00 – Construção da ponte para Travessia do Canal de Laranjeiras (cabeceira Sul);
Km 316,50 – Estreitamento de pista sentido Sul/Norte (Bananal);

TUBARÃO

Km 337,03 – Desvio para adequação da ponte sobre o rio Tubarão;
Km 337,80 – Obras de construção do túnel para Transposição do Morro do Formigão;
Km 339,00 – Estreitamento de pista sentido Sul/Norte (Morro do Formigão);
Ultrapassagens são proibidas em desvios – Os usuários da BR-101 Sul devem atentar para a proibição da manobra de ultrapassagem utilizando-se a faixa destinada ao tráfego local, inserida em desvios laterais às obras de arte especiais (OAEs).

Além de gerar riscos a pedestres e aos outros motoristas, a manobra configura infração de trânsito, sendo passiva de multa. Trafegar pela faixa da direita em manobra de ultrapassagem configura infração de trânsito, passiva de notificação por infração grave, chegando a R$127,69, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. 

Texto: Muriel Ricardo Albonico

GALERIA DE FOTOS