Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Domingo, dia 22 de Janeiro - portalriomaina@live.com

Tempo

Defesa Civil de Criciúma orienta população em períodos chuvosos

Defesa Civil de Criciúma orienta população em períodos chuvosos

Com a chegada do verão, é comum o aumento no volume das chuvas e a presença de temporais. Para evitar acidentes e alertar a população, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec) de Criciúma dá algumas dicas a fim de orientar os moradores em períodos chuvosos ou na presença de tempestades.

Conforme o coordenador da Compedec de Criciúma, Dioni Pereira de Borba, os munícipes devem redobrar a atenção e tomar os devidos cuidados para que não ocorra nenhuma tragédia. “Quem reside em áreas próximas a barrancos, encostas ou margens de rio precisa estar sempre atento à movimentação do solo, ao aparecimento de trincas e rachaduras nas paredes, e observar o nível de subida das águas. Se houver perigo aos habitantes, deve deixar a residência imediatamente e chamar a Defesa Civil de Criciúma”, salienta.

Segundo o coordenador, as pessoas nunca devem atravessar enchentes e enxurradas, mesmo estando em um veículo, pois as águas são violentas e pesadas, podendo arrastar qualquer coisa. “Os moradores devem evitar se abrigar sob árvores. Elas atraem raios e com as tempestades podem cair e feri-las”, recomenda. “É importante também não ter contato com a água de enchentes, pois elas podem estar contaminadas pelos esgotos e pela poluição das ruas, atraindo doenças”, completa Borba.

Alerta por SMS

Os moradores de Criciúma que desejarem receber notificações de emergência via SMS (mensagem de texto), podem se cadastrar no sistema da Defesa Civil. O serviço é gratuito e comunica os usuários sobre situações iminentes de emergência, desastres naturais ou estado de calamidade pública. “Para fazer o cadastro é fácil, basta o cidadão enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o Código de Endereçamento Postal (CEP)”, explica Borba.

Em casos de emergência, os moradores devem acionar a Compedec de Criciúma através do telefone (48) 99164-5298 ou pelo 199. O órgão funciona 24 horas e fica localizado no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, na rua Giácomo Sônego Neto, n° 1335, no bairro Santa Bárbara.

Texto: Émerson Justo
Fotos: Arquivo / Decom

GALERIA DE FOTOS