Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Domingo, dia 24 de Junho - portalriomaina@live.com

Segurança

Direito penal é tema de encontro na Unesc

Direito penal é tema de encontro na Unesc

A cultura do encarceramento no Brasil passou a ocupar o terceiro lugar no ranking mundial. São 715.655 presos, perdendo apenas para os Estados Unidos (2,2 milhões de presos). A informação vem do novo censo da população carcerária brasileira, divulgado em 2014 pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O assunto será debatido durante o Ciclo de Atividades de Criminologia Critica na America Latina, que ocorre nesta terça e quarta-feira (23 e 24/6) na Unesc, no Auditório Edson Rodrigues, a partir das 19 horas. O evento, aberto ao público, é realizado pelo Grupo Criminologia Critica Latino-americana, com apoio do curso de Direito.

Além do problema do encarceramento, o evento irá debater a diminuição da maior idade penal, drogas, entre outros assuntos. “O intuito é debater e concretizar temas debatidos em sala de aula, colorindo o diagnóstico do direto penal por meio de dois jovens doutores formados em grandes centros, que irão desenvolver as palestras em uma linguagem mais direta com os estudantes, criando uma comunicação totalmente horizontal”, ressaltou o professor Jackson Silva Leal, organizador do evento.

Na terça-feira, o encontro irá debater “Política criminal e o neoliberalismo”. A palestra será ministrada doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, também especialista em Política Criminal e Criminologia no Instituto de Criminologia e Política Criminal, Fabio Bozza.

Na quarta-feira, ocorre o lançamento do livro: “Indignos de Vida”, escrito pelo delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone. Ele irá desenvolver uma palestra com a temática da obra, que fala sobre a forma jurídica da política de extermínio de inimigos da cidade do Rio de Janeiro.

Inscrições

As vagas são limitadas, os interessados devem se inscrever na coordenação do curso de Direito ou na hora do evento. 

Texto: Setor de Comunicação Integrada - Unesc