Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Wednesday, 18 de May de 2016 - portalriomaina@live.com

Economia

Distribuição de chope marcará Feirão do Imposto em Criciúma

Distribuição de chope marcará Feirão do Imposto em Criciúma

A campanha Feirão do Imposto em Criciúma será deflagrada nesta semana em dois atos organizados pela Associação de Jovens Empreendedores (AJE). No sábado (21), dia D da mobilização nacional, uma estrutura montada na Praça Nereu Ramos abrigará a conscientização sobre a carga tributária com a distribuição de “chope sem imposto”. A divulgação também será realizada nesta quinta-feira (19) nas turmas do Curso de Direito da Unesc.

Criciúma está entre as 131 cidades brasileiras, de 21 estados, engajadas na campanha em 2016. O tema “Bumerangue do imposto: o único que vai e não volta” traz uma provocação questionando a eficiência dos entes públicos em retornar a pesada carga tributária cobrada da população. “A distribuição do chope sem imposto, em parceria com a Cervejaria Saint Bier, visa chamar a atenção sobre isso. As pessoas serão servidas com apenas 38% do copo, porque 62% do valor pago por essa bebida são tributos”, conta o coordenador do Feirão do Imposto em Criciúma, Marcus Spillere.

Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) apontam o Brasil como uma das 30 maiores cargas tributárias do mundo com o pior retorno. O valor estimado em arrecadação chega a 36% do PIB e, conforme apontou o Impostômetro de 2015, mais de R$ 2 trilhões em impostos chegaram aos cofres públicos.

“O objetivo dessa mobilização organizada pelos movimentos de jovens empreendedores em todo o país é cobrar uma redução desta carga de impostos e sobretudo o retorno desses recursos em investimentos em infraestrutura e garantia de serviços de qualidade à população”, frisa Spillere.

Toda a campanha está no site oficial do evento www.feiraodoimposto.com.br, na página do Facebook www.facebook.com/feirao.imposto e no Twitter @feiraodoimposto.

Texto: João Pedro Alves

GALERIA DE FOTOS