Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Domingo, dia 13 de Julho - portalriomaina@live.com

Economia

Laboratório Búrigo coloca o Sul Catarinense na lista do Prêmio Catarinense de Excelência

Laboratório Búrigo coloca o Sul Catarinense na lista do Prêmio Catarinense de Excelência

O amadurecimento da gestão das empresas e o impacto gerado por elas em todas as partes interessadas, como clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade são aferidos todos os anos pelo Prêmio Catarinense de Excelência. Na 12a edição da premiação organizada pelo ExcelênciaSC – Movimento Catarinense pela Excelência, o Laboratório Búrigo está entre as 18 companhias reconhecidas, sendo exclusiva na categoria 500 pontos e também única da região Sul na lista divulgada nesta semana. A entrega das medalhas, placas e troféus ocorre no dia 24 de agosto, em Florianópolis.

Um longo caminho precisou ser percorrido para esta conquista, lembra o diretor do Laboratório Búrigo, Renan Búrigo. Depois de implantar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), a empresa percorre a “escalada da excelência” colocada pelo prêmio, dividido nos quatro níveis (125, 250, 500 e 750 pontos) de avaliação da gestão das empresas inscritas. “Em anos anteriores ganhamos por duas vezes na categoria 250 pontos. Decidimos dar o salto maior e para isso optamos por não nos inscrever no ano passado e nos preparar para esse ano. Ficamos honrados e felizes por conseguir o objetivo logo na primeira tentativa”, exalta Renan.

Em formulários e avaliações presenciais, as 26 empresas candidatas precisaram apresentar as respostas a questões dos oito critérios qualificados no prêmio: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados. “Temos à prova uma visão sistêmica da gestão da empresa, com abrangência do relacionamento com clientes, fornecedores e a sociedade. Fomos visitados pela banca em todos os setores da nossa sede e em quatro unidades de atendimento de três municípios diferentes para verificar o alinhamento e a coerência com o que a empresa prega”, relata a líder da Gestão pela Excelência do Laboratório Búrigo, Gisele Gaspodini.

Na profunda e criteriosa avaliação as companhias candidatas ao prêmio passam pela validação da cultura de excelência, observa Renan. “A consolidação das boas práticas nos processos em todos os setores e a evolução da empresa no relacionamento com a sociedade, gestão de riscos e ações de estímulo à inovação pesaram para a subida de patamar nessa escalada da excelência. É uma conquista que materializa essa cultura estabelecida no nosso dia-a-dia”, frisa.

Terceira organização de Criciúma no PCE 500 pontos

A conquista do Prêmio Catarinense de Excelência no nível III – 500 pontos coloca o Laboratório Búrigo ao lado de outras duas organizações sediadas em Criciúma. O feito foi alcançado pelo 28o GAC em 2008 e pelo Hospital São José em 2010. “Outro fator interessante do MEG e do prêmio é o estabelecimento de critérios que permitam a comparação da gestão das empresas, o que promove uma troca de conhecimento entre setores diferentes e a evolução de todos”, destaca Renan.

Empresas premiadas 2017


Nível I - 125 pontos
ACIRS – Associação Empresarial de Rio do Sul
Cardinal Indústia e Comércio
FRZ Fonoaudiologia e Ginecologia
Medal Metalúrgica Dalla
Microart Soluções Coporativas – Db Telecon
Ogochi Menswear
SBT Santa Catarina
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau – SIMMMEB
Trytech Indústria e Comércio de Produtos Automotivos
União dos Escoteiros do Brasil/SC

Nível II – 250 pontos
Elosaúde – Associação de Assistência à Saúde
Escola de Inglês Bocaiuva – Teddy Bear
ACIF – Associação Empresarial de Florianópolis
Certa Administradora e Corretora de Seguros
Nord Eletric S/A – Soluções em Engenharia Elétrica
Serviço Social do Comércio AR/DR – Sesc

Nível III
Laboratório Búrigo

Nível IV
Celulose Irani
Companhia Ultragaz S/A

Texto: João Pedro Alves
Fotos: João Pedro Alves

GALERIA DE FOTOS