Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Domingo, dia 24 de Agosto - portalriomaina@live.com

Segurança

Polícias Civil e Militar de Santa Catarina ganham reforço de 129 novas viaturas

Polícias Civil e Militar de Santa Catarina ganham reforço de 129 novas viaturas

O governador Eduardo Pinho Moreira fez a entrega de 129 viaturas para as polícias Militar e Civil de Santa Catarina. Esta é a primeira entrega de três, que somarão 296 veículos, a se realizarem até o fim do ano. O investimento total será de R$ 20 milhões. Durante a entrega na manhã de hoje, o governador também anunciou para a próxima semana a assinatura do decreto que regulamentará a base de promoções da Polícia Civil no Estado.

“Estes veículos fazem parte da estratégia de instrumentalizar as nossas polícias para melhor atender a população”, frisou o governador, lembrando a importância da ação. “Nós temos os policiais mais bem treinados do Brasil, com maior vocação para este setor, e é claro que o governo tem que corresponder, dando condições para eles trabalharem”, ressaltou, reafirmando a área da segurança pública como uma das prioridades do governo. “Estamos avançando na área, sempre com foco na preservação da vida”, comemorou.

As novas viaturas representam mais do que renovação da frota, trazem mais conforto para quem está trabalhando, possibilitando respostas mais rápidas no combate ao crime, enfatizou o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior. Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes, a aquisição dos carros é bem-vinda. “Grande parte da nossa frota já estava com mais de seis anos de uso”, disse. “A estrutura e a capacidade ganham o máximo de eficácia, ou seja, vamos ser capazes de atender ao que a gente se propõe a fazer que é reduzir a criminalidade, reduzir o medo nas pessoas de serem vítimas e aumentar a confiança na Polícia” explicou o comandante.

Dos 129 veículos, entregue na manhã de hoje, 38 foram destinados para a Polícia Civil. São viaturas equipadas e completas, inéditas na instituição. O Delegado Geral da PC, Marcos Ghizoni, comemorou: “Isso representa uma maximização do nosso trabalho, estamos recebendo carros que ainda não tínhamos na Polícia Civil, com grande potência, mais preparados para a investigação, viaturas totalmente equipadas que vão trazer um ganho no combate à criminalidade”. Foi o primeiro lote do total de 95 carros destinados à Polícia Civil.

Anúncio para a Polícia Civil

Durante a entrega das viaturas, o governador Eduardo Pinho Moreira anunciou também que na próxima semana será assinado o decreto que regulamenta a base de promoções da Polícia Civil no Estado. “É uma reivindicação de mais de dez anos da Polícia Civil, que tem um trabalho relevante para Santa Catarina. Uma conquista para a polícia e um reconhecimento da importância na repressão e atuação contra o crime”, destacou Pinho Moreira.

Combate ao feminicídio e homicídios

Ainda nesta manhã, a Polícia Civil esteve nas ruas com a Operação Cronos, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC) e apoio do Ministério da Segurança Pública (MSP). A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão contra autores de homicídios e feminicídios.

Em Santa Catarina a ação se realizou em 35 municípios, com a participação de 198 policiais. Foram cumpridos 61 mandados de busca e apreensão, com 56 presos – 8,7% do total do país - (10 por homicídio, 14 pela Leia Maria da Penha, 22 por outros crimes e 10 em flagrante) e três adolescentes apreendidos, além de sete armas de fogo e pequena quantidade de droga. Em todo o país foram 643 suspeitos detidos.


Fotos: Divulgação

GALERIA DE FOTOS