Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Wednesday, 28 de February de 2018 - portalriomaina@live.com

Política

Salvaro debate melhorias na UBS da Santa Luzia com os moradores

Salvaro debate melhorias na UBS da Santa Luzia com os moradores

O prefeito Clésio Salvaro recebeu nesta segunda-feira (26), moradores do bairro Santa Luzia, para debater melhorias na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. Os vereadores Salésio Lima, Paulo Ferrarezi, Adailto Feuser, e a secretária de Saúde do município, Francielle Gava, participaram da reunião, que foi realizada na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris.

De acordo com a secretária de Saúde, durante a semana algumas visitas serão realizadas na UBS do bairro, para obter um diagnóstico das necessidades da unidade. “Hoje pela manhã estive na UBS conversando com as agentes de saúde, médicos e moradores. Já peguei alguns dados e apresentei para os moradores para também confirmar as informações. A queixa é em relação a alta demanda de pacientes e poucos clínicos-gerais para atender”, explica a secretária.

Atualmente, os clínicos-gerais atendem 84 pacientes de segunda a quarta-feira. Na quinta-feira e na sexta-feira não há consultas com esses médicos, apenas especialistas, como, por exemplo, pediatras que atendem ao todo 106 pacientes semanalmente. “No sábado terei uma reunião com o prefeito Clésio Salvaro e irei apresentar a minha análise para discutirmos o que poderá ser feito para amenizar este problema, tendo a possibilidade de transformar a UBS em Estratégia Saúde da Família (ESF)”, destaca Gava.

O vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim das Bromélias, Antônio da Silva, afirma que se houvesse atendimentos na quinta-feira e sexta-feira iria contribuir com a melhora. “Temos 84 números para clínico-geral de segunda a quarta-feira, esse número poderia ser aumentado para 100”, comenta.

Mutirão de limpeza

Salvaro propôs uma contrapartida dos moradores no cuidado com a UBS, como um mutirão de limpeza no pátio unidade. “A comunidade também pode ajudar a cuidar da sua unidade, como cortar a grama e resolver pequenos reparos ao redor da UBS. Pedimos aos moradores que nos ajudem a deixar a unidade mais harmônica e cada vez mais humanizada”, ressalta o prefeito.

Os moradores aderiram ao pedido do prefeito. “A comunidade apoia o prefeito Clésio Salvaro e vamos estar lá no sábado trabalhando para melhorar a nossa UBS”, comenta o vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jardim das Bromélias.

Texto: Ana de Mattia
Fotos: Ana de Mattia

GALERIA DE FOTOS