Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Tuesday, 03 de April de 2018 - portalriomaina@live.com

Geral

Vigilância Epidemiológica capacita 150 agentes comunitários de saúde

Vigilância Epidemiológica capacita 150 agentes comunitários de saúde

Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, promoveu a capacitação de aproximadamente 150 agentes comunitários de saúde. A formação foi realizada com o objetivo de orientar os profissionais quanto à interpretação da carteira de vacinação, coberturas vacinais, papel do agente com relação à vacina e informação sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza deste ano.

Conforme a enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Patrícia de Carvalho, a orientação contribui para a valorização do profissional. “Antes fazíamos a capacitação de enfermeiros que, posteriormente, passavam as informações para os agentes comunitários. Às vezes, a transmissão da mensagem era feita com interpretações. Por isso, vimos que precisávamos fazer essa conversa diretamente com eles”, explica.

Para Patrícia, a maior preocupação estava na interpretação das carteiras de vacinação. “Ocorreram mudanças no calendário de vacinas deste ano, como por exemplo, a febre amarela que agora é rotina para os bebês de nove meses. Com essa capacitação os agentes irão nos ajudar na cobertura de vacinação”, destaca.

Campanha Contra a Influenza


A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza mudou de data. O período destinado à imunização será do dia 23 de abril a 1º de julho. O dia “D” da campanha será realizado em 12 de maio.

Texto: Ana de Mattia

GALERIA DE FOTOS