A Plataforma ON, lançada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) na última semana, foi apresentada em detalhes na Câmara de Vereadores de Criciúma nesta terça-feira (24/8). Em sessão da Casa Legislativa a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada do assessor institucional da Acafe, Adriano Rodrigues, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fabio Zabot Holthausen, apresentou a proposta que integra o conhecimento gerado nas 15 Universidades Comunitárias do Estado em prol do desenvolvimento. A participação no Legislativo foi realizada a partir de proposição do vereador Paulo Ferrarezi.
Durante as falas conduzidas pela pró-reitora e acompanhadas virtualmente por Fábio e Adriano, os vereadores puderam conhecer o propósito da Plataforma ON, página que busca aumentar a conexão da inteligência produzida pelas Instituições Comunitárias de todo o Estado para todas as regiões.
Conforme Gisele, o lançamento da plataforma é uma forma de fazer com que a expertise de cada uma das Universidades seja colocada à serviço de projetos desenvolvidos em todo o Estado e que até então poderiam não estar integrados. “Essa plataforma busca aproximar as demandas das Universidades e combinar saberes. Se a Unesc hoje não tem a expertise específica para atender a demanda de um negócio do Sul, por exemplo, outra Universidade do Norte ou do Oeste do Estado pode colaborar oferecendo seu conhecimento nessa expertise, desta forma estamos valorizando a pesquisa, o conhecimento científico”, explicou.
O momento de pandemia no qual todos os setores precisaram se reinventar, conforme a pró-reitora, deve servir para mostrar a importância e as possibilidades oferecidas através da educação.
“Cada Instituição entrega para a sociedade aquilo que é a vocação regional, ou seja, podemos somar os conhecimentos e agregar valor não só para o Sul, mas para todo o Estado. Este é o momento de colocarmos na vitrine tudo aquilo que fazemos”, completou.
A ON Plataforma já está disponível e, conforme explicou Adriano Rodrigues, oferece muito mais que um repositório de dados. “Ao acessar o site e descrever sua demanda, o empresário, vereador, secretário, gestor, professor, pesquisador ou qualquer cidadão é atendido por uma equipe multidisciplinar do Sistema Acafe, que mantém contato, identifica a Instituição que detém essa capacidade necessária ao usuário e unifica processos e informações para entregar o que ele precisa”, detalhou.
A expectativa, conforme Adriano, é que até meados de 2022 todas as Universidades Comunitárias do país estejam incorporadas na ferramenta idealizada pela Acafe.
Para Fabio Zabot Holthausen, a plataforma de inovação do Sistema Acafe vem ao encontro de um movimento que o governo do Estado tem feito com o propósito de articular a política pública de solução das demandas locais. “A partir da identificação dos problemas e necessidades das regiões, o desafio é conectar as competências das nossas Universidades com a amplitude de trazer todas as competências para as comunitárias e auxiliar nessas demandas.
Essa potencialidade de novas conexões, aprimorando de instrumentos de conexão entre as regiões são algumas das questões que fazem com que o governo e a Fapesc estejam atentos ao movimento da Acafe”, pontuou.
Paulo Ferrarezi, propositor do espaço voltado à temática, parabenizou a Unesc e à Acafe pelo lançamento da plataforma e por estarem dispostos a explanar sobre o assunto na Casa Legislativa.
A Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina (PIIC) tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (MCTIC).