Com intuito de discutir políticas públicas relacionadas à população negra e seus enfrentamentos, a Câmara Municipal de Criciúma promoveu nesta quarta-feira (16) uma Audiência Pública com o título “População Negra: Infância, Juventude e Educação”. A iniciativa partiu da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB).
O debate contou com a participação da professora e presidente da Sociedade Recreativa União Operária, Iara Odila Nunes; a professora da Rede Municipal de Criciúma, Ivina Jacinto; e o professor doutor, Alexsander da Silva.
Segundo a professora Ivina, o assunto precisa iniciar em sala de aula, com a participação de professores e alunos. “Eu comecei a fazer a minha parte a partir da sala de aula, a criança negra começa a entender o seu local e o não negro, passa a respeitar, porque você só respeita o que conhece”, destacou. “Você tem que explicar o contexto da história dos negros, instigar sobre o assunto, o racismo precisa ser combatido por todos”, acrescentou.
“Nós reunimos movimentos sociais envolvidos com a causa e foi um momento muito bacana para discutir os desafios enfrentados por todos. Precisamos fazer com que o nosso município se adeque a atual situação e se torne uma cidade mais humana, solidária e antirracista”, analisou a vereadora proponente.
Durante a Audiência Pública foram definidos ainda os seguintes encaminhamentos: ampliar espaços de debate, criando o Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial; ampliar espaço de atenção no serviço público; buscar a retomada do processo de eleição de diretores nas escolas.