O aquecimento global tem causado grande dor de cabeça para populações de diferentes partes do planeta. Ou seja, os desastres naturais são cada vez mais frequentes. E no verão, parece que esses ocorridos ganham força, sendo ainda mais destruidores.
Chuvas torrenciais no Rio de Janeiro e em Minas Grais resultaram na perda de centenas de vidas, tragédias previamente anunciadas e que poderiam ser evitadas. Isso para não citar o drama vivenciado pelos agricultores com os prejuízos provocados pelo granizo, a geada ou até mesmo a seca.
Certamente você deve estar pensando: “Como se já não bastasse os resultados da guerra entre a Rússia e a Ucrânia”!
O ser humano tornou-se um ser insensível, pois é incapaz de perceber que as suas atitudes, irão causar sérias consequências às gerações futuras. E quando se fala em projeções que ainda estão por vir, nos referimos também a sua própria descendência.
Sim, queimamos pneus, plásticos de todo tipo, usamos defensivos com a desculpa de que iremos evitar a ação de uma praga, além de outros venenos para matar as ervas daninha, porém, nem percebemos que na verdade, estamos indiscriminadamente, cavando a nossa própria sepultura.
Alteramos a genética das plantas, tornando-as mais resistentes as doenças, e por outro lado, fragilizamos os nossos corpos, expondo-os aos diferentes tipos de doenças.
São situações que nos fazem refletir sobre o propósito inserido no seguinte ensinamento: “O plantio é opcional, mas a colheita é certa”!
Qual a solução para evitarmos tantos problemas?
Seguir o exemplo da Alemanha, que está eliminando as suas grandes fontes poluidoras, como as indústrias movidas a carvão, certamente traria um enorme benefício aos brasileiros. Ou seja, investir em energia limpa tem sido a bola da vez, haja vista que o clima do Brasil, nos proporciona ventos constantes e sol forte.
Campanhas educativas nas escolas visando informar, sobretudo, como destinar corretamente o lixo familiar produzido, será sempre uma grande sacada.
Saberias onde levar aquele pneu que está esquecido no fundo do seu quintal? E as pilhas, o computador ultrapassado ou até mesmo a bateria do celular?
Jamais devemos esquecer-nos de orientar os filhos a lavarem os alimentos antes de comê-los. Isto porque, a beleza da maça, às vezes esconde os malefícios do agrotóxico. Por isso, procure optar pelos alimentos orgânicos. Eles são um pouquinho mais caro, porém, lá na frente (na velhice), o custo–benefício valerá a pena.
Cuide da sua vida, pois ela é única!