A implantação da ‘Rota Gastronômica’ em Criciúma está cada vez mais consolidada. O projeto arquitetônico será desenvolvido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que já apresentou para a Via Gastronômica, associação que está à frente do projeto, um levantamento com referências nacionais e internacionais de modelos de ruas que se enquadram na proposta para a Capital do Carvão.
Haverá uma nova reunião na Unesc, que vai fazer orçamento geral para a prefeitura buscar recursos para viabilizar o projeto. O pré-projeto foi apresentado para a Via Gastronômica, que deu sugestões. Agora é preparar o orçamento do projeto. E com o projeto na mão vamos ter análise do custo real das intervenções urbanas para construir a rota”, explica o Vereador Nícola Martins (PSDB).
O primeiro esboço preparado pela Unesc agradou a Via Gastronômica. Joster José Fávero, proprietário da JP Boutique de Carnes e presidente da associação, mostrou satisfação com o primeiro resultado do trabalho desenvolvido pela Unesc.
"Foi feito um levantamento com apresentação de referências nacionais e internacionais, captaram imagens nas ruas e fizeram esse link para privilegiar o pedestre e a socialização das pessoas nas ruas. Vai viabilizar e mostrar a relevância dos demais pontos. O pré-projeto ficou muito bom e a equipe da Unesc é muito boa”, afirma.
Assim que a Unesc apresentar a planilha orçamentária, caberá ao poder público a captação de recursos. E para isso está sendo articulada emenda parlamentar para custear o convênio entre prefeitura e Unesc. “Está tudo dentro do projeto e esperamos nos próximos 30, 40 dias ter um avanço para daqui quatro a cinco meses sair o desenho do projeto para apresentarmos à prefeitura, mas não é uma obra para ser de curto prazo. Nossa expectativa é que em 2023 comecem as obras”, projeta Fávero.