Branding Imagem
Branding Imagem

NOSSOS COLUNISTAS

SGT ALEXANDRE DA ROSA

Furto de fios: A ação que antecede uma tragédia!

Dia após dia o criciumense tem visto atônito o crescimento do número de ocorrências policiais envolvendo o furto de fios de energia. Ou seja, você fixa um determinado valor em sua obra e o ladrão eleva o custo do seu sonho sem titubear.

Imagine comigo: O comerciante vai abrir a loja logo cedo e se desespera ao notar que os alimentos que estavam congelados estragaram. A mulherada chega empolgada para as aulas de zumba e a professora informa que o centro comunitário está sem energia. Isso sem contar o mineiro que de repente se vê obrigado a esperar na via pública o
ônibus da empresa em uma completa escuridão.

É um cenário realmente desanimador, para não dizer revoltante. O soninho gostoso não é mais o mesmo, pois somos obrigados a dormir com um olho aberto e o outro fechado.

Há quem compare a atuação das forças policiais aos serviços prestados pelos motoristas de aplicativos, visto que conduzem o criminoso à Delegacia e no dia seguinte: LÁ ESTÁ O GATUNO DE VOLTA AO SEU HABITAT NATURAL.

Embora não concorde com essa analogia, ela, de certa forma, nos faz refletir sobre o quanto a legislação tem limitado o poder das polícias. Quanta indignação ao saber que o incêndio na escola Ludovico Coccolo foi motivado pelo furto de cabos de energia. Já imaginaram se ao invés dessa instituição de ensino tivesse sido um hospital? Seriam muitos os transtornos a ser enfrentados! Veríamos pacientes sendo retirados às pressas como também inúmeras ambulâncias saindo e chegando há todo momento.

Viaturas policiais aos montes, além do emprego de dezenas de Bombeiros. Isso sem contar as pessoas desesperadas à procura de informações de seus familiares. Médicos, enfermeiros, enfim, uma gama de profissionais de diferentes áreas lutando para salvar vidas. Eis o prognóstico de um cenário desolador, criado a partir de uma simples atitude: O FURTO DE FIOS.

 

Não quero ser aqui um amalequita (povo do passado bíblico famoso por trazer notícias ruins), pelo contrário, a ideia desse cenário imaginário é, sobretudo, evitar transtornos futuros. Se a unidade de saúde do bairro já causa transtornos a centenas de pessoas quando ela é afetada pela ação criminosa, imagine, então, um hospital? Por isso a importância de investirmos em prevenção!

Para uns, o furto de fios não passa de um crime de menor potencial ofensivo, enquanto para outros, ele é o prenúncio de uma tragédia que está prestes a acontecer a qualquer momento. Mas digamos que você fosse um juiz e diante de Vossa Excelência fosse apresentado dois sujeitos, ou seja, o que cometeu o furto de 10 quilos de fios de cobre e o tal comprador.

Para quem você daria a sentença maior? Quem seria visto como o grande criminoso dessa história? Para alguns especialistas de plantão, os verdadeiros criminosos, são os policiais, que no cumprimento da lei, detiveram os larápios.

Vai entender!

 

furto

justiça

seguranças

Branding Imagem