Branding Imagem
Branding Imagem

EDUCAÇÃO

GERAL

SESI inicia aulas de robótica em parceria com o município de Criciúma

Cerca de 20 alunos da rede municipal iniciaram nesta semana, em duas turmas de alto desempenho, uma oficina de robótica fruto da parceria entre o município de Criciúma e o SESI. A ideia é que os estudantes sejam preparados para torneios de robótica, em especial do FIRST LEGO League. As aulas estão acontecendo na Escola S de Criciúma (SESI), no contraturno escolar e o projeto segue até dezembro, quando ocorre mais uma edição do First Lego Leaguage (FLL).

"As turmas de alto desempenho irão desenvolver projetos de pesquisa e protótipos que deverão ser apresentados no dia do evento, além disso, projetarão robôs que deverão cumprir desafios de mesa. Ao longo das oficinas, os estudantes que formam estas duas equipes terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar conhecimentos e habilidades socioemocionais que serão aplicados na prática", explica a supervisora da Escola S de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe.

 

Segundo o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim, o projeto de robótica foi lançado em 2019. “De lá para cá, aprimoramos a grade curricular e a estrutura das salas para uma melhor qualidade de ensino. Iniciamos com 500 alunos em 2019 e agora em 2022, o projeto teve um alcance ainda maior e estará atendendo 2.500 alunos. Nosso objetivo é aumentar os números nos próximos anos.

A secretaria de educação de Criciúma tem muito incentivo do prefeito Clésio Salvaro, que é um grande entusiasta deste projeto. Tudo é planejado para que estudantes tenham a oportunidade de vivenciar estas oficinas e despertar o gosto pela tecnologia para a construção de um futuro melhor, bem como, para se atualizar e desenvolver as habilidades que o mercado de trabalho procura”, enfatiza.

A nova temporada da FIRST®️ LEGO®️ League se chama Energize e está focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. Os estudantes serão estimulados a pensar e projetar sobre energia, além explorar de onde ela vem e como ela é distribuída, armazenada e usada.

A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada, no Brasil, pelo SESI, desde 2004 e tem como objetivo desafiar estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

robótica

Sesi

Branding Imagem