Depois da eleição dos 17 vereadores e suplentes para a 7ª Legislatura Mirim da Câmara Municipal de Criciúma, na última sexta-feira, ficou para esta semana a definição da vaga inclusiva. A princípio, a escola melhor colocada indica um de seus alunos com deficiência para ocupar a cadeira.
“Isso garante que pautas importantes para estes cidadãos, como a acessibilidade, por exemplo, ganhem espaço durante os dois anos de mandato dos pequenos”, explica o vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus (PSD), acrescentando que todos precisam ser representados.
Já a presidente Roseli De Luca (PSDB) adianta que na próxima semana, no dia 23, haverá a diplomação e, no dia 25, a capacitação dos jovens parlamentares. Ela, também, conta que virá um representante da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) ministrar o curso, no plenário da Câmara, para os vereadores eleitos.
E, de acordo com a coordenadora técnica Juliana Ronsoni, os vereadores mirins de Criciúma não estarão sozinhos. Eles dividirão os ensinamentos com os nove eleitos para a Câmara Mirim de Braço do Norte.
Sobre a posse dos novos parlamentares, Juliana prevê que ficará para 2023. “Logo após o retorno das atividades da Câmara Municipal de Criciúma, em fevereiro”, finaliza.
Confira quem são os 17 vereadores mirins eleitos e as respectivas unidades de ensino.
1 – Giovanna – Colégio Unesc
2 – Arthur – Colégio Rogacionista
3 – Riani – EMEB Filho do Mineiro
4 – Ana Beatriz –Colégio Satc
5 – Mateus – Escola S (Sesi)
6 – Eduardo – EMEB Professor Marcílio Dias de San Thiago
7- Sofia – EMEB Professora Maria de Lourdes Carneiro
8 – Davi – EMEB Professor Casemiro Stachurski
9 – Cloe – EMEB Giácomo Búrigo
10 – Bernardo – Colégio Universitário
11 – João Gabriel – EMEB Padre José Francisco Bertero
12 – Caetano – Colégio Marista
13 – Vinícius – EMEB Luiz Lazzarin
14 – Emily – EMEB Serafina Milioli Pescador
15 – Christyan – EMEB José Cesário da Silva
16 – Isabella – EEB Humberto de Campos
17 – Evelin – EMEB Professora Iria Zandomênego De Luca