A enxadrista criciumense Clara Dias, de 14 anos, disputa os 26º Jogos Sulamericanos Escolares. Ela é uma das duas atletas do país convocadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para representar o Brasil em Assunção, no Paraguai, onde a competição ocorre entre 6 e 11 de dezembro.
Natural do bairro Cidade Mineira Velha e estudante do Bairro da Juventude, Clara pratica o esporte desde 2019. Atualmente ela integra a equipe da FME Criciúma/ACX-Criciúma/Unesc/Librelato/Nações Shopping. No início de novembro, ela foi campeã no xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), disputados no Rio de Janeiro.
“Clara é uma jovem promessa do xadrez criciumense. Com sua força e dedicação aos estudos e treinamentos tem tudo para alçar voos ainda maiores que este. Competições como esta são um grande estímulo e reconhecimento para a atleta e serve de inspiração para outros enxadristas da cidade” reconhece o coordenador da modalidade de xadrez na FME, Claudionor Pirola.
"Nossa cidade tem jovens talentos em muitos esportes. A Fundação sempre busca dar suporte para esses atletas representarem Criciúma. Quem conhece o dia a dia deles sabe da dedicação e dos sacríficios que fazem para levarem a bandeira da cidade longe", ressalta o presidente da FME, Neto Uggioni.
A competição na modalidade de xadrez conta com a participação de 18 participantes de nove países: Bolívia, Bonaire, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.