Primeira ação acontecerá neste sábado (15), na Praça Nereu Ramos
Abril é o mês de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Para alertar sobre os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e as formas de prevenção, a Administração Municipal, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoverá a Campanha Abril Verde em Criciúma. Até o fim do mês, serão realizadas ações para ressaltar a importância da segurança e saúde no trabalho em todo o município. Além disso, informações sobre a campanha estarão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A primeira ação em alusão ao Abril Verde acontecerá neste sábado (15), das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos. Os profissionais do Cerest, junto à equipe do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (NUPAC-ST), da Unesc, orientarão a população sobre a importância da proteção no ambiente de trabalho, além de ressaltar sobre o auxílio prestado por Equipes de Proteção Individual (EPIs). Na próxima quinta-feira (20), os funcionários do Paço Municipal Marcos Rovaris participarão de atividades de relaxamento, dança, acupuntura e auriculoterapia, oferecidas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS).
No dia 28 deste mês, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, uma capacitação será realizada com a equipe do Cerest para gerentes da Rede de Atenção à Saúde (RAS), destacando a importância das notificações de acidentes de trabalho. O evento acontecerá no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Segundo a fiscal em Saúde do Trabalhador de Criciúma, Cristiane Inacio Botelho Schmitz, o Cerest realiza ações de educação em saúde em 43 municípios, com mais de 480 mil trabalhadores, além de fiscalizar, sob demanda, denúncias e pedidos do Ministério Público do Trabalho (MPT) nessas localidades. “O número de ocorrências é preocupante em nosso município. Somente em 2022, cerca de 1,8 mil casos foram notificados, sendo três deles com óbito. Estima-se que esses números sejam ainda maior, pois, cerca de 20% dos acidentes não são registrados. Por isso, é tão importante a promoção de campanhas, para conscientizar as pessoas sobre a proteção”, afirmou.
De acordo com o coordenador do Cerest de Criciúma, Lecian Raupp, o órgão atua no município na assistência aos trabalhadores, com o objetivo de promover a saúde e a redução de acidentes nas empresas, por meio de ações integradas para intervir em situações que agravam a segurança dos funcionários. O Cerest é responsável por fiscalizar cinco atividades: agroindústrias, postos de combustível, construções civis, e que utilizam agrotóxicos e amianto.
“No ano passado, realizamos 95 inspeções e fiscalizações, com estimativa de 2.395 trabalhadores beneficiados. Além disso, foram 71 capacitações, com mais de 2,5 profissionais orientados. Ações sobre os cuidados com a Covid-19 e inspeções também foram realizadas durante a pandemia, com apoio técnico de forma online e por telefone”, ressaltou Raupp.
Abril Verde
No Brasil, a Campanha Abril Verde iniciou em 2014 com o objetivo de combater doenças e acidentes de trabalho, além de promover a cultura de prevenção, beneficiando empregados e empregadores. O mês de abril foi adotado para promover a campanha por conter duas datas relacionadas ao tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho.
São atribuições dos municípios que possuem sede de Cerest regional:
Realizar as inspeções demandadas de vigilância em saúde do trabalhador, na sua área de abrangência.
Realizar o cadastro e inserir a inspeção no SISTRA dos postos de revenda de combustíveis à varejo e dos abatedouros ou frigoríficos (frangos, bovinos, peixes, suínos) na sua área de abrangência.
Intensificar as ações de vigilância em saúde do trabalhador na sua região de abrangência nos cinco ramos produtivos cujos índices de acidentes de trabalho são os mais elevados de Santa Catarina de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (MPT-OIT - 2012/2020), dentre elas: realizar reuniões com representantes das cinco atividades econômicas selecionadas na área de abrangência do Cerest, inspecionar os estabelecimentos das cinco atividades econômicas selecionadas na área de abrangência do Cerest, e realizar as Inspeções demandadas de vigilância em saúde do trabalhador, na sua área de abrangência.