A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.
Metodologia da PMSC (Pop Nº113/PMSC)
A implementação da REDE passa por uma série de etapas que constituem uma metodologia de trabalho própria. A metodologia foi construída a partir de boas práticas vivenciadas em Santa Catarina a partir do estudo de experiências americanas, britânicas e australianas de neighbourhood watch.
A adoção da metodologia descrita no Procedimento Operacional Padrão (POP) nº113 diminui as possibilidades de erros e potencializa a capacidade de alcançar os resultados positivos da REDE. Observa-se a criação de programas similares sem a metodologia adequada, como a caracterização de grupos de whatsApp como vigilância de vizinhos, o que permite uma maior probabilidade de insucesso.
Diferencia-se e certifica-se, então, com logotipo e denominação própria a Rede de Vizinhos PMSC, que tem na parceria entre polícia e comunidade a base do programa.
Como criar rede de vizinhos PMSC:
Para criar Rede de Vizinhos, os seguintes passos são fundamentais:
1. Mobilize seus vizinhos.
2. Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o
comandante da Polícia Militar do seu bairro.
3. O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos
PMSC para a localidade.
Definida a necessidade de se implementar a Rede de Vizinhos e para que se
tenha o sucesso da REDE, seis eixos estruturantes devem ser adotados
conforme o Procedimento Operacional Padrão n.113/2016 da PMSC.