Reconhecimento ao centenário do município é celebrado durante encontro no Estádio Heriberto Hülse.
O Governo de Criciúma manifestou gratidão à Federação Catarinense de Futebol (FCF) pela homenagem que nomeou a taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Emancipação”. O gesto, que enaltece o centenário do município, foi celebrado neste domingo (19), no Estádio Heriberto Hülse, durante estreia do Criciúma Esporte Clube no Campeonato Catarinense. O jogo também definiu o Tigre campeão da Recopa Catarinense.
O prefeito Vagner Espíndola, o vice-prefeito Salésio Lima e o presidente da Comissão dos 100 Anos, Arleu da Silveira, foram recebidos pelo presidente da FCF, Rubens Angelotti, no camarote da entidade. Durante o encontro, eles destacaram a importância do reconhecimento, que eterniza o nome de Criciúma como um dos municípios que mais contribuiu para o desenvolvimento do estado, e, claro, para o esporte e futebol catarinense.
“É uma honra agradecer pessoalmente ao presidente Rubens Angelotti por essa justa homenagem ao centenário da nossa cidade. E, claro, acompanhar a estreia do Tigre com a torcida redobrada para que a taça ‘Criciúma: 100 Anos de Emancipação’ permaneça aqui, celebrando nosso tricampeonato”, afirmou o prefeito Vagner Espíndola.
O vice-prefeito Salésio Lima lembrou que a iniciativa teve início durante seu mandato como vereador, em 2024. “Foi com muito orgulho que apresentei o requerimento oficializando o pedido para essa homenagem. Hoje, como vice-prefeito, fico ainda mais feliz em ver a Federação acatar a proposta, perpetuando o nome da nossa cidade na história do Campeonato Catarinense”, destacou.
Rubens Angelotti reforçou o significado da homenagem. “Para a Federação Catarinense de Futebol, é uma satisfação contribuir para essa celebração tão especial. A decisão de nomear a taça com o centenário de Criciúma fortalece a relação do município com o futebol catarinense e reconhece a importância dessa data histórica”, reafirmou o presidente da FCF.
O ano do centenário
Sob a liderança do ex-vereador Arleu da Silveira e coordenação de Cristiane Macari Zapellini, presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), o projeto se soma a uma série de iniciativas que celebram os 100 anos de emancipação do município. Todos os meses serão promovidas ações numa programação especial até o dia 04 de novembro de 2025.
A oficialização da nomeação da taça ocorrerá em uma cerimônia pública, com data a ser confirmada, na loja Fort Atacadista de Criciúma. O evento reunirá representantes da gestão municipal, da FCF e da empresa, integrando o calendário de comemorações do centenário. A iniciativa reforça o legado de Criciúma como protagonista no cenário esportivo e cultural de Santa Catarina.