Branding Imagem

SGT ALEXANDRE DA ROSA

Rondas Penais: a visita que promove o bem estar

Embora seja vista, de certa forma, como inconveniente por boa parte dos policiais do 9º Batalhão, visto que as visitas ocorrem sobretudo nas madrugadas, a Ronda Penal tem proporcionado excelentes resultados quando o assunto em questão é a prevenção.

Em horários alternados, os policiais militares realizam visitas nas residências dos apenados que se encontram no regime aberto. Como citei anteriormente, na imensa maioria dos casos, essas visitas ocorrem ao longo das madrugadas. Em resumo, essa nova modalidade de policiamento tem caráter estritamente preventivo. Vale ressaltar que caso a guarnição não encontre o apenado no endereço indicado, este por sua vez, poderá regredir de regime.

“Começamos a notar que essas pessoas recebiam o regime aberto, mas ninguém fiscalizava. Então, a Polícia Militar começou a auxiliar o Poder Judiciário. Todos eles nos passam um endereço e nós repassamos a PM e os policiais realizam as rondas. Quando os policiais chegam nas residências e os presos estão em casa, eles anotam que está tudo certo e pronto. Se o preso não estiver, sou avisada e a pessoa regride”, relatou a Juíza da Vara de Execuções Penais, Débora Ruger Zanini, em entrevista concedida a repórter Rafaela Custódio.

 Já imaginou receber uma visita às três da manhã?Se você tem pesadelos quando recebe a informação que a sogra está para chegar, imagine o apenado?

Outras situações podem levar o apenado regredir de regime, o que demonstra a preocupação do judiciário quanto à ressocialização e também em evitar que ocorram futuras transgressões. Se antes as saídas temporárias em datas especiais eram vistas pela população criciumense como um grande tormento, por outro lado, hoje elas passam literalmente despercebidas.

Nessas datas, além desse tipo específico de policiamento, o comando do 9º Batalhão também organiza operações para que o cidadão de bem possa curtir seu descanso sem qualquer tipo de infortúnio. Barreiras são implantadas em diferentes pontos da cidade, (muitos apenados acabam “ficando engalhados” ao serem flagrados descumprindo o que fora acordado pelo Judiciário), bares são fiscalizados e existe o aumento das abordagens por parte dos policiais escalados nas viaturas.

O passado nos apresenta números negativos de furtos, roubos e homicídios quando deparávamos com a chegada dos Dias das Mães, dos Pais, Natal ou Reveillon. Isso porque enquanto uns realmente usufruíam o beneficio no aconchego de seus lares, outros pendiam para o cometimento de inúmeros delitos.

O ano de 2019 ainda nem encerrou e mais de 1300 apenados já receberam as nossas visitas. Os registros de roubos em comparação ao ano passado caíram consideravelmente. Números que tornam o 9º Batalhão de Polícia Militar uma referência a ser seguida.

Acreditamos que em determinado momento da sua vida, você já deva ter recebido a visita indesejada do tal “amigo do alheio”. Hoje, ironicamente, esse mesmo “amigo do alheio” pode se incomodar caso não receba a nossa visita. Sacrificamos a comemoração da nossa data festiva em prol da sua. Mas no final esse esforço é recompensado.

Que Deus abençoe a sua família!