O basquete feminino de Criciúma coleciona excelentes resultados na temporada de 2019. Neste mês, as equipes da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Satc disputarão finais de estaduais em três categorias diferentes.
A última a garantir sua vaga entre as melhores do Estado foi a categoria sub-12. No último fim de semana, jogando em Penha, as criciumenses venceram três de quatro partidas disputadas e garantiram vaga na fase final, que será disputada no fim do mês, ainda sem local confirmado.
No próximo fim de semana, o sub-13 disputará o título catarinense em Penha, tendo como adversários, além da equipe da casa, os municípios de São Miguel do Oeste e São Bento do Sul. Sete dias depois será a vez da categoria sub-15 brigar pelo ouro estadual. As criciumenses jogarão em Jaraguá do Sul contra o time local, além de encarar as representantes de Joinville e Florianópolis.
A técnica da FME/Satc, Luana Scaini Minotto, destaca a importância da sequência de competições para uma campanha vitoriosa na temporada. “A gente vem trabalhando desde o início do ano para conseguir chegar em pódios em todas as categorias e estamos tendo bastante sucesso. Isso nos alegra muito e faz com que o projeto cresça e ganhe mais credibilidade, se tornando um dos melhores de Santa Catarina e do país”, ressalta.
Além dos campeonatos ainda em disputa, Criciúma chegou entre os quatro melhores times de Santa Catarina na categoria sub-17 e no Campeonato Sul Brasileiro Sub-15. A cidade também foi sexta colocada no Estadual Sub-19 e na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), vice-campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e dos Jogos Escolares de 15 a 17 anos, e conquistou o título dos Jogos Escolares Estaduais de 12 a 14 anos e no Nacional Sub-17, no módulo prata.
“É um trabalho feito pela Luana com muita seriedade e que conta com um bom suporte da FME e da Satc. Esse tipo de parceria gera resultados importantes para o esporte do município e nos coloca sempre entre os melhores”, frisa o presidente da FME de Criciúma, Nícola Martins.
A modalidade conta ainda com destaques individuais em 2019. A atleta Paula Bernardo foi campeã Sul-Americana com a Seleção Brasileira Sub-14, no Equador, enquanto Mariana Zanelatto, de 20 anos, foi convocada para jogar em uma universidade nos Estados Unidos, e Isabella Thomé de Jesus, de 15 anos, também serviu a Seleção Brasileira. (Texto: Fabrício Júnior - Imagem: Divulgação/FME)