É a especialidade da odontologia em que o dentista corrige o posicionamento dos dentes com aparelho.
Muitas pessoas perguntam: virou moda agora usar aparelho nos dentes? Antigamente não se via tanta gente com aparelho.
A resposta é simples, é que a odontologia evoluiu e hoje existe muito mais material de qualidade com preços mais acessíveis para os pacientes e uma quantidade muito maior de dentistas especialistas em ortodontia.
Quanto à necessidade de se usar ou não um aparelho dentário vai depender da avaliação do dentista especialista, pois os dentes não estão na posição correta, que não se encaixam de maneira adequada os de cima com os de baixo causam muitos problemas de saúde como dificuldade de abrir e fechar a boca, dores de cabeça constantes (enxaquecas), dificuldade de mastigar corretamente, traumas psicológicos, dente muitos outros.
Os pacientes precisam ficar atentos, principalmente os pais para a necessidade de se fazer o tratamento com um profissional (sério e competente). Pois um tratamento com aparelhos leva em média entre dois e três anos, raramente precisa ultrapassar três anos.
Infelizmente nos últimos anos tem ocorrido a mercantilização da odontologia, isto é, muitas empresas viram uma oportunidade de ganhar dinheiro, transformando as clínicas em redes de consultórios onde cobram um preço muito baixo por cada mensalidade e fazem o tratamento se estender por cinco ou seis anos, o que no final tem grande prejuízo tanto na saúde bucal quanto prejuízo financeiro, pois aquela pequena mensalidade multiplicada por cinco ou seis anos acarreta em um valor mais alto e muitos dentes cariados e estragados ao final do tratamento.
A escolha de um profissional sério e com especialidade comprovada é fundamental para um tratamento de qualidade.