Branding Imagem

GERAL

Comdecon de Criciúma autoriza destinação de até R$ 1,2 milhão para fortalecer ações de combate ao coronavírus

A Prefeitura de Criciúma ganhou um auxílio para fortalecer as ações de combate ao novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19. Nesta quinta-feira (19), o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e da Cidadania (Comdecon) de Criciúma autorizou a destinação de até R$ 1,2 milhão, oriundo do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDD), à Administração Municipal. O recurso será utilizado para a compra de materiais hospitalares descartáveis, como luvas e máscaras.

Os itens serão usados por profissionais da Prefeitura de Criciúma, em especial, da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos com os postos de saúde abertos e com muitos servidores trabalhando para evitar a transmissão da doença. O Centro de Triagem que instalamos na área central e já está com as portas abertas, com mais de 40 profissionais, para tratar os casos suspeitos da doença. O recurso do Comdecon vai nos ajudar a reforçar as atividades de combate ao coronavírus no município. A gente agradece os conselheiros que autorizaram a destinação da verba”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Conforme o presidente do Comdecon e coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma, Gustavo Colle, é fundamental unir forças para conter a disseminação da pandemia de Covid-19 no município. “O Comdecon é parceiro do poder público e tem a certeza que o recurso será bem utilizado pela prefeitura. Estamos juntos no combate à doença e pedimos, ainda, a colaboração e a conscientização de todos os criciumenses. É Criciúma na prevenção contra o coronavírus”, afirma.

Centro de Triagem

O Centro de Triagem Coronavírus - 24h foi implantado no prédio da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, localizada nas proximidades do Hospital São José (HSJ). Os serviços da unidade foram transferidos para a nova UBS Centro Dr. Antônio Pazini, situada no Edifício Joacir José Milanez, na rua João Pessoa, no Centro. “Pedimos para que as pessoas que tiverem sintomas da Covid-19 procurem, em primeiro lugar, as unidades de saúde. É na unidade que será confirmada a necessidade de atendimento no Centro de Triagem”, explica o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Central telefônica

Uma central telefônica foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para repassar orientações sobre o novo coronavírus aos moradores. As pessoas que apresentarem sintomas da doença podem entrar em contato, via telefone, das 8h às 17h (ver tabela de números abaixo). O setor de Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde atenderá, de forma exclusiva, pelo telefone (48) 3445-8715 ou pelo e-mail [email protected].

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos da Secretaria Municipal de Saúde:

- Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não há casos confirmados até o momento em Criciúma. Todavia, é tempo de intensificar as medidas de prevenção e controle para combater a transmissão do vírus.

- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

- Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro ou o antebraço).

- Desconsidere informações divulgadas por fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas.

- Evite beijos, abraços e apertos de mão.

- Mantenha os ambientes arejados.

- Evite visitar idosos. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação.

- Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência é fundamental para impedir risco maior.

Números disponíveis para orientações sobre a epidemia de Covid-19:

(48) 3445-8724 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8514 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8408 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8401 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8402 - das 9h às 15h.
(48) 3445-8403 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8436 - das 8h às 17h.