Nem todos sabem, mas as atribuições dos Médicos Veterinários não são apenas as de manter a saúde de pequenos e grandes animais, estamos presentes em diversos locais, mesmo que invisíveis aos olhos do mundo, porém com uma enorme responsabilidade.
O leite que você bebe, a carne que come, a vacina que aplica em seu filho, o cosmético que utiliza todos eles passaram pelo profissional da medicina veterinária e sem nossa constante vigilância milhares de vidas humanas e animais seriam perdidas.
Infelizmente, grande parte da população desconhece que o Médico Veterinário é de suma importância para a saúde humana. No entanto, OSM tem explanado sobre a participação destes profissionais nas equipes de administração, planificação e coordenação de programas de saúde.
Vejam este dado: 62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais, além disso, 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre.
Por estes dados não é de espantar que diversos colegas já fazem parte, desde 2011, das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizando ações de educação em saúde e visita aos lares brasileiros para prevenir e diagnosticar o risco à saúde das zoonoses, como raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue e febre amarela, dentre outras doenças que têm animais como hospedeiros ou vetores.
Tudo isso mostra que Louis Pasteur estava certo quando dizia: “A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade." Os Médicos Veterinários são profissionais de saúde e, pelo seu conhecimento generalista, também podem ocupar cargos de gestão, atuando como secretários, diretores, coordenadores e gerentes de várias áreas estratégicas do comando da saúde, no Brasil e no mundo.
O Médico Veterinário cuida de você e da sua família. Parabéns a todos. (Médica Veterinária Dra. Júlia Milanez Arial)