Mesmo com as dificuldades provocadas pela pandemia, o ano de 2020 foi de grandes conquistas e avanços. Muitos negócios se destacaram no mercado com iniciativas e investimentos em inovação. Entre eles, as empresas vencedoras da primeira edição do Prêmio Acic Empresa do Ano: Librelato, categoria “Grande Empresa”, Góes e Nicoladelli, categoria “Média Empresa” e Olivos Biotecnologia, categoria “Pequena Empresa”.
“Em um ano desafiador, fomos agraciados com reconhecimentos de peso que nos motivam para seguirmos praticando aquilo que fazemos de melhor aqui na Librelato, que é apresentar inovações constantes em nossos produtos, empregar e qualificar nossos profissionais e ao mesmo tempo dar força ao nosso País”, pontua o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo.
A Librelato contabilizou três importantes premiações: foi eleita a melhor do setor de Veículos e Autopeças pelo Anuário Época Negócios; foi a vencedora da 21ª Edição do Prêmio AutoData 2020 – Melhores do Setor Automotivo - na categoria “Exportador/Fornecedores”; e figurou entre as organizações reconhecidas com o Prêmio Catarinense de Excelência. A empresa investe todos os anos 3% da sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento. Isso significa constantes inovações tecnológicas e lançamentos de novos produtos.
Empresas de sucesso
O case da Góes e Nicoladelli também reforça a notoriedade de Criciúma como berço de empreendedores e de empresas de sucesso. Com atuação nacional, a empresa que iniciou em 1998, com abrangência regionalizada, alcançou todo o Sul do país, e atualmente o Brasil inteiro.
O propósito da empresa de constantes investimentos garantiu bons resultados mesmo durante a pandemia. “No início da pandemia, o mercado sentiu demais devido às flexibilizações nas políticas de recuperação de crédito e cobrança aplicadas. Em meados do segundo semestre de 2020, a curva voltou a crescer com intensidade, e como estávamos preparados ganhamos novas fatias no mercado”, destaca o sócio da empresa, Rodrigo Góes.
Pesquisa e desenvolvimento
Com atuação no mercado há 12 anos, a Olivos Biotecnologia foi uma das empresas vencedoras do Prêmio Acic Empresa do Ano. O foco à pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias nas áreas humanas e animal, com aproveitamento racional dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente, levaram a empresa a ser destaque entre tantas outras que concorriam à premiação.
A inovação é uma característica inerente e constante da Olivos Biotecnologia, é a alma da empresa. E neste momento de inúmeras transformações, mudanças e adaptações, a empresa fez valer sua essência e não se acomodou frente ao atual cenário. “Existe uma máxima que 'crises geram novas oportunidades', e acreditamos nessa máxima. Por atuarmos em uma área essencial, nossas atividades não sofreram paralisação. Ao contrário, com o apoio dos colaboradores e com todos os cuidados preventivos, expandimos nossa atuação no mercado e com o consequente aumento de vendas e do faturamento, que têm atingido recordes mês a mês”, ressalta o diretor presidente da Olivos Biotecnologia, Rubison Olivo.
Confira o material na íntegra na edição digital da liderancaempresarial.com