O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) fará uma campanha virtual em alusão ao Dia Internacional da Mulher, durante este mês de março. A iniciativa divulgará os direitos das mulheres e os tipos de violência por meio de sugestão de obras e conteúdos nas redes sociais. A ação começa na próxima segunda-feira (8).
O material será publicado no Instagram (@conselhocmdm). As publicações serão recomendações de livros, filmes, séries, palestras e outros materiais que falam sobre o universo feminino. “Vamos recomendar algumas obras de diferentes tipos, peças que despertem nas pessoas essa temática”, relata a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Juliane Abel Barchinski. “Essa ação também é para conseguirmos mostrar às mulheres diferentes canais, onde elas podem estar pedindo ajuda em casos de violência, que podem ser físicas, verbais e psicológicas. O papel do conselho é justamente de orientar a população nessas ocasiões” completou.
O Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas) é um dos locais onde podem ser feitas denúncias de violência, por meio do telefone (48) 3445-8925. As denúncias também podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A pessoa também pode entrar em contato pelo 190 da Polícia Militar e na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Criciúma no número (48) 3403-1717.
Ação presencial cancelada
O conselho tinha previsto uma ação, que ocorreria na segunda-feira (8), nos terminais do Pinheirinho, Centro e Próspera. O intuito era entregar materiais informativos sobre os direitos da mulher, tipos de violência e como denunciá-las, porém com o agravamento da pandemia de coronavírus, a iniciativa foi cancelada.