A Câmara de Vereadores esteve representada em uma comitiva catarinense que foi até Brasília nesta semana e participou de uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro. Os vereadores Júlio Kaminski (PSL) e Obadias Benones (AVANTE) avaliaram de forma positiva a ida para a Capital Federal.
O grupo foi composto por representantes da Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), juntamente com outras federações de diversos estados brasileiros, no intuito solicitar auxílio no período crítico de pandemia. Além do presidente da República, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da reunião.
Já no primeiro dia de agenda, a comitiva obteve resultados positivos, segundo Obadias. “Foi uma semana muito produtiva. O movimento escancarou a grave crise financeira dos hospitais filantrópicos e santas casas. A liberação, via medida provisória, de R$ 2 bilhões, foi uma grande ação do presidente Bolsonaro que, sensibilizado, entendeu a urgência da pauta", destacou.
O convite para os parlamentares foi feito pelo presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt. “Essa nossa participação acabou trazendo ótimos resultados para os hospitais, que tem contribuindo tanto para a saúde no nosso país. Penso que isso foi muito importante, o propósito da visita foi atingido e o resultado foi de êxito completo”, pontuou Kaminski.
Ainda em Brasília, os vereadores conversaram com deputados para buscar apoio dos parlamentares na pauta tratada pela comitiva.