Neste ano, a Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, comemora 60 anos de fundação. Ao longo de seis décadas, a entidade atuou – e continua trabalhando – em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social através da educação infanto-juvenil, capacitação e profissionalização de jovens e adultos, além da assistência social. Agora, no entanto, a instituição se vê diante de uma situação difícil e sem precedentes, tendo que suspender as aulas e demais atividades presenciais por conta do novo Coronavírus. Ao mesmo tempo, milhares de pessoas vivem sob condições ainda mais preocupantes e continuam necessitando do auxílio da Abadeus.
Pensando nisto, a entidade lançou a campanha Toque de Solidariedade, através da qual pede a ajuda da população para poder dar continuidade aos seus projetos sociais mesmo em meio à pandemia do Coronavírus. Atendendo às determinações governamentais e às solicitações dos órgãos sanitários, a sede da instituição está fechada para o público externo e a maioria dos trabalhos está paralisada – estão sendo realizados apenas os serviços administrativos internos, as aulas online para os jovens e a confecção de máscaras de tecido no laboratório de costura da Abadeus. Em contraponto, a entidade precisa manter dezenas de projetos sociais que beneficiam crianças, jovens e adultos em Criciúma e região.
Lançada em abril, a ação Toque de Solidariedade é uma iniciativa emergencial da instituição e tem o objetivo de criar um fundo para minimizar os efeitos da crise econômica e social gerada pela pandemia às famílias em extrema vulnerabilidade que precisam de auxílio. Até o momento, foram arrecadados cerca de R$ 9 mil através do site de doação e da conta bancária da Abadeus, sendo que a meta é atingir R$ 100 mil. Também já foi angariada e doada aproximadamente 1,2 tonelada de alimentos, mas o objetivo é doar três toneladas, por isso a entidade solicita a ajuda da comunidade.
“Além do fundo de emergência, vamos utilizar o valor para a compra de materiais de limpeza e higiene que serão distribuídos para as famílias atendidas pela instituição. Também estamos recebendo e doando alimentos, além da confecção de máscaras de tecido que também estão sendo doadas. A solidariedade é fundamental no momento que estamos passando, por isso pedimos que a população nos ajude para, juntos, auxiliarmos quem mais precisa”, destaca a coordenadora administrativa da Abadeus, Gislaine Vieira.
Quem tiver interesse em doar qualquer quantia pode acessar a plataforma de doação através do link www.kickante.com.br/campanhas/acolher-transformar. Um banner no site da Abadeus (www.abadeus.org.br) também direciona para a plataforma. As doações ainda podem ser feitas por meio de conta bancária:
Banco do Brasil
Agência: 3226-3
Conta Corrente: 2525-9