Programação no TRT-12 também inclui iluminação do prédio, evento online sobre ergonomia e orientações sobre uso de EPIs, entre outras ações.
Na luta para conscientizar a sociedade sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) vem participando do movimento Abril Verde há quase uma década. Uma das ações deste ano do Programa Trabalho Seguro (PTS), mantido pela Justiça do Trabalho, será uma simulação de acidente de trabalho com resgate, objetivando mostrar suas sequências.
A simulação será feita pelos alunos do curso de Técnico em Segurança no Trabalho do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Joaçaba, no dia 28 de abril, Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
A programação do Abril Verde contará com outras iniciativas em Joaçaba. Já neste sábado (15/4), na praça central do município, os alunos do IFC vão mostrar alguns equipamentos de proteção individual (EPIs) e explicar à população como e em quais situações eles devem ser utilizados. No mesmo local, haverá uma exposição de fotos do concurso de fotografia sobre saúde e segurança no trabalho, promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) .
Para reforçar as orientações sobre o tema, a juíza Lisiane Vieira, uma das gestoras auxiliares do PTS em SC e que atua na Vara do Trabalho de Joaçaba, concederá entrevistas às rádios do município. Ela também foi convidada pela Câmara de Vereadores para falar sobre o tema.
Novo parceiro
Como apoio à causa, o prédio-sede tribunal ficará iluminado em tom verde até o final do mês, e as atas de audiências dos processos trabalhistas vão estampar, logo no início, a frase: "Segurança e saúde no trabalho. A prevenção é sempre o melhor caminho".
No dia 18 de abril haverá a assinatura de um novo termo de cooperação, com a adesão de mais um parceiro ao Programa Trabalho Seguro: o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Sinttel/SC). Da parte do TRT-12, o termo será assinado pelo desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior, gestor regional do Programa Trabalho Seguro.
Evento on-line
Antes de fechar o mês, na sexta-feira (28), Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, o juiz Elton Sales, que atua no Foro de Balneário Camboriú e também é um dos gestores auxiliares do PTS, será um dos palestrantes do evento on-line “Ergonomia como mecanismo de prevenção de doenças laborais e acidentes de trabalho”. A transmissão será a partir das 10h pelo canal do YouTube da Escola Judicial do Paraná, organizadora do evento.