O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, e a diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, receberam a visita da juíza do Trabalho Janice Bastos, acompanhada de sua assistente, Edna Rejane Zanette Laurindo. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, tema que norteou a conversa.
Juíza auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, a magistrada apresentou a proposta de organização de um evento, com o apoio da Acic, para abordar a necessidade, possibilidade e viabilidade de contratação de jovens aprendizes na região Sul de Santa Catarina.
“Consideramos esse assunto de suma importância e, por isso, a Acic se coloca à inteira disposição do Judiciário Trabalhista. Entendemos a necessidade de inserir os jovens no mercado de trabalho, mas isso precisa ser feito pelos meios legais, como a participação no Programa Jovem Aprendiz”, ressalta Valcir José Zanette.
Ele lembra que iniciativas voltadas a promover trabalho decente e crescimento econômico estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 8), movimento do qual a entidade empresarial é signatária desde 2019.
Avaliação
Participaram do encontro também Shirlei Monteiro, diretora executiva da Abadeus e coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor da Acic; e Krystyane Faust da Silva de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Sul Catarinense.
“A reunião foi extremamente positiva, pois atingimos o objetivo, que é aproximar o poder Judiciário da sociedade, dos empresários e dos empregados, para que possamos esclarecer e auxiliar na colocação de jovens no mercado de trabalho”, avalia a juíza.
“Essa inserção traz benefícios tanto sob o aspecto social, quanto econômico e também oportuniza o cumprimento da cota de aprendizagem de uma forma adequada e eficiente, o que sabemos que atualmente é um grande problema para as empresas”, completa a magistrada.
Em data ainda a ser definida, o evento envolverá representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Abadeus, do Bairro da Juventude, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e das empresas, incluindo os responsáveis pelo departamento de RH, além de outras entidades.
Estatísticas
Segundo os dados mais recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 160 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos são vítimas do trabalho infantil no mundo. Somente no Brasil, de acordo com o IBGE (2022), o problema afeta 1,9 milhão de pessoas nesse intervalo de faixa etária.
Em resposta ao quadro, foi instituído o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/6), data que serve de alerta para a sociedade sobre os malefícios decorrentes desse problema.