Com o tema “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, a ONG Prematuridade.com deu início à campanha do “Novembro Roxo”, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, chamando a atenção da população para as causas e consequências do nascimento prematuro. A iniciativa tem o apoio da Apae Brasil, parceira da ONG.
O slogan da campanha global enfatiza os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos; é o que a ciência tem demonstrado por meio de diversos estudos. Diante disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as instituições que compõem a Aliança Global para o Cuidado do Recém-nascido (GLANCE), incluindo a ONG Prematuridade.com, que representa o Brasil nessa rede, escolheram enfatizar novamente este tema em 2023.
O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial de nascimentos prematuros. Anualmente, no país, cerca de 340 mil bebês nascem antes de completar 37 semanas de idade gestacional. Gravidez na adolescência, ausência de pré-natal, doenças relacionadas à gestação e à desinformação são alguns dos principais motivos dos altos índices de parto prematuro no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef/2021).
“O parto prematuro tem um impacto social imenso. Além do alto custo para a saúde, a prematuridade pode ter repercussões de longo prazo que afetam diretamente a saúde mental e física dos bebês e suas famílias e, consequentemente, impacta outros setores da sociedade, como assistência social, educação, cidadania. Se unirmos forças com organizações da sociedade civil, governos, entidades profissionais e científicas e iniciativa privada, conseguiremos mudar esse cenário”, afirma a diretora-executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.
A Apae Brasil é uma das organizações que somam esforços para alcançar esse objetivo. Em 2020, a entidade firmou parceria com a ONG Prematuridade.com para desenvolver ações conjuntas, de natureza técnico-científica, apoio e estudo acerca da prematuridade na Rede Apae. Da união, surgiu um grupo de trabalho (GT Prematuridade), que realizou ações estratégicas, estudos, pesquisas e outros trabalhos, a exemplo da cartilha “Prematuridade: o que você precisa saber”. O lançamento da obra ocorrerá neste sábado (11), às 20h, durante a 4ª Virada Cultural On-line da Prematuridade, no canal da ONG Prematuridade.com no YouTube.
“Os estudos evidenciam que a prematuridade e as condições a ela associadas representam um dos maiores desafios do período neonatal. Ou seja, um desafio que não cabe somente à saúde, mas também humano e social, pelas repercussões imediatas e a longo prazo. Por isso, nós, Apae Brasil e ONG Prematuridade.com, temos trabalhado para levar conhecimento a toda sociedade acerca da prematuridade, de suas causas e consequências, e como podemos atuar para garantir um cenário mais otimista e justo para esses bebês e suas famílias. E a cartilha, por exemplo, vem nesse sentido, alicerçada na luta pelos direitos sociais, pelo direito à vida no lar e na sociedade”, destaca o presidente da Apae Brasil, José Turozi.
A campanha de 2023 em alusão ao “Novembro Roxo” e ao 17 de novembro, que marca o Dia Mundial da Prematuridade, conta com ampla programação. Para mais detalhes, acesse o site https://prematuridade.com/.