Branding Imagem
Branding Imagem

GERAL

Apresentação de tango para idosos visa estimular o contato com a arte e um momento de descontração

Iniciativa é uma das contempladas pelo Edital Cultura Criciúma 2021. As performances contemplarão os idosos do Asilo São Vicente de Paulo e do CCTI

A dança é milenar e carrega em sua essência movimentos corporais que encantam o público e trazem momentos de descontração. Estalegria será proporcionada para os idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) Zulma Naspolini Manique Barreto e do Asilo São Vicente de Paulo por meio de uma apresentação de tango da dupla de bailarinos Anderson Felisberto e Viviane Candiotto. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Cultura Criciúma 2021, promovido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (COMCCRI).

Conforme o bailarino Anderson, o objetivo do projeto, intitulado ‘O Tango e o reencontro com as pessoas idosas’, é de realizar um momento descontração para os idosos durante a pandemia, além de proporcionar uma aproximação da melhor idade com a arte e com os artistas. “Realizaremos uma performance de tango com figurinos e adereços. Após isso, faremos um bate-papo contando um pouco sobre a coreografia apresentada e algumas curiosidades sobre o tango”, comentou. “Eu trabalho com idosos e sei que é a população que mais está sentindo nessa pandemia. Então, veio a ideia de fazer isso para alegrar o dia deles”, completou.

Ainda segundo Anderson, a dança possibilita a emoção e a percepção, fazendo que os idosos visitem lembranças dos seus passados. “Acreditamos que vivenciar as apresentações de dança os levam as ressignificações de um passado remoto e que possam contribuir com a saúde das pessoas idosas”, afirmou. As apresentações estão marcadas para ocorrem nos dias 3 e 4 de março no CCTI e no asilo, respectivamente.

Edital Cultura Criciúma 2021

O Edital Cultura Criciúma 2021 contemplou projetos com valores de R$ 4.460,00 cada, somando um total de R$133.800,00. O valor é proveniente do Fundo Municipal de Cultura e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, cultura digital e popular, Hip Hop, dança, literatura, música, patrimônio e teatro.

O projeto ‘O Tango e o reencontro com as pessoas idosas’ foi um dos contemplados pelo edital. “Se não fosse o Edital Cultura Criciúma, nós, que vivemos de cultura, não teríamos como proporcionar isso para os idosos, vimos no projeto uma oportunidade de fazer o bem ao próximo neste momento tão difícil”, completou Anderson.

De acordo com o diretor de cultura da FCC, Clairton Rosado, o edital é o primeiro passo para os artistas estarem participando de iniciativas como esta. “A intenção é que a cidade possa respirar e apreciar a cultura e a arte, e é esse o papel do edital, ter essa aproximação entre os artistas e a sociedade civil, promovendo uma troca cultural entre eles, para construir uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade de Criciúma”, frisou.

apresentação

arte

asilo

CCTI

dança

edital cultura

fcc

Branding Imagem