Branding Imagem
Branding Imagem

ESPORTE

GERAL

Atleta cadeirante de karatê da FME Criciúma conquista vaga para o Campeonato Brasileiro

O esporte transforma vidas e mais uma vez foi utilizado como ferramenta de esperança. O atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Associação Sul Catarinense de Karatê (ASCK), Andrius Antunes Vicente, de 42 anos, após sofrer um acidente de trânsito em 2017 e ficar cinco anos acamado, foi campeão do Campeonato Catarinense de Karatê da Série Especial. A disputa foi nesse fim de semana em Blumenau.

Andrius já era atleta de karatê antes de sofrer o acidente. "Treino desde os meus oito anos e conquistei a faixa preta em 1996. Desde lá, fui campeão estadual 18 vezes e mais de 60 vezes campeão regional", conta. "Em 2017, eu estava de moto quando sofri o acidente. Já passei por nove cirurgias e hoje eu não sinto a lombar, a perna esquerda e também o pé. Me disseram que eu não sairia mais da cama, mas graças a muita fisioterapia hoje sou cadeirante", acrescenta.

O retorno ao esporte começou há pouco menos de um mês. "Eu não sabia que existia essa categoria dentro do karatê. Há 30 dias eu estava em casa, chorando e questionando tudo que aconteceu comigo e hoje estou aqui, fui campeão no Kata, mesmo tendo voltado a treinar há apenas 20 dias", relata Andrius.

De acordo com o coordenador da modalidade na FME Criciúma, João Batista Candido, o retorno de Andrius ao esporte abre um leque de possibilidades. "Nós ficamos sabendo há pouco tempo desse karatê para deficientes físicos e ele já ter conquistado o 1º lugar na competição nos deixa muito feliz, porque podemos usar o nosso esporte como ferramenta de ressocialização", conta. "No sábado, nosso atleta levantou o público com aplausos e gritos de apoio. Foi extraordinário o que aconteceu lá. Nunca vamos esquecer", completa Candido.

"É gratificante ver histórias como a do Andrius, com o esporte sendo utilizado como ferramenta de esperança. Nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, investindo e acreditando no esporte criciumense", enfatiza o presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni.

Com a conquista do 1º lugar no Campeonato Catarinense, o atleta criciumense conquistou a vaga para o Campeonato Brasileiro que ocorre em dezembro no Ceará. Vale ressaltar que a FME Criciúma está com vagas abertas para deficientes físicos que possuem interesse em iniciar no karatê. Quem tiver interesse pode entrar em contato por meio do telefone (48) 3445-7015

esporte

fme

karatê

neto uggioni

Branding Imagem