Um campeonato totalmente diferente do habitual e com competidores de todos os continentes. Foi assim que o atleta de jiu-jitsu da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Fernando Vieira Bonfante, se tornou campeão mundial. Na última quinta-feira (31), lutando no evento “Word Master 2023”, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o atleta ganhou as cinco lutas que disputou, sendo três por pontos e duas por finalização.
“Lutei com dois atletas americanos e três brasileiros. A semifinal foi contra o atleta Jackson, que é ex-campeão mundial Adulto, e a final contra o lutador Gustavo, do Rio de Janeiro, que foi campeão Europeu e Pan-Americano em 2022”, contou o atleta de Criciúma.
Este foi o primeiro mundial que o atleta conquistou. Ele já foi campeão do Sul-Brasileiro e do Brasileiro, que é o segundo maior campeonato do mundo, ficando abaixo, somente, do mundial. “Já disputei centenas de campeonatos, mas nunca havia lutado um mundial. O que parecia ser impossível se tornou realidade. Estou muito feliz por ter realizado esse sonho, uma conquista pessoal, sendo o melhor do mundo Master 1 Pesado”, concluiu Bonfante.
O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni mencionou a satisfação em ver o atleta criciumense se tornando campeão mundial. “Para nós, é motivo de orgulho e exemplo. Saber que a cidade tem sido representada e nível internacional nos move e conduz a continuarmos no caminho certo. Nosso jiu-jitsu é grande, sempre buscando o melhor em cada competição e trazendo grandes resultados para Criciúma”, concluiu.