1. Como funciona a biometria/o cadastro biométrico?
Na biometria – ou cadastro biométrico –, a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão de sua impressão digital, sua assinatura e sua foto, pra serem usados na votação e impedir que outras pessoas votem por você.
Pra fazer o cadastro, vá a um cartório eleitoral com documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver).
Mas atenção! Tem cartórios que só atendem com agendamento prévio. Se tiver dúvidas, é só pedir informação pro TRE da sua região, consulte a lista de TREs pelo link: (http://goo.gl/M9HqNu)
2. Documentos para fazer a biometria/o cadastro biométrico.
Os documentos* que você deve levar ao cartório eleitoral para fazer o seu cadastro biométrico são: documento oficial brasileiro de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver).
*Para homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.
3. Cancelamento de título de eleitor por não fazer a biometria.
Em alguns municípios, a biometria ainda não é obrigatória. Se a sua cidade está realizando a biometria obrigatória e você não comparecer no prazo, poderá ter o seu título de eleitor cancelado.
Saiba se a sua cidade está passando pelo recadastramento biométrico!
Confira a lista dos municípios do seu estado em que a revisão é obrigatória: (https://goo.gl/DTyT1g).
4. O que acontece se eu não fizer a biometria?
Se o cadastramento biométrico for obrigatório em sua cidade e você perder o prazo, seu título poderá ser cancelado.
Sem o título de eleitor, você não consegue emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, fica sem receber o salário. Empréstimos em bancos públicos também não rolam.
Ah! E para se matricular em instituições de ensino, você também precisa estar regular com a Justiça Eleitoral.
Regularize a sua situação eleitoral até o prazo.
A lista de cidades onde a biometria é obrigatória encontra-se neste link (https://goo.gl/M5BXv4).
5. Quanto custa fazer a biometria?
O cadastro e a revisão biométrica são serviços gratuitos. Para realizá-los, só é preciso levar dois documentos*. Se o cartório eleitoral realizar agendamento prévio, o atendimento é rapidinho!
*Documento oficial brasileiro de identificação com foto (por exemplo, RG) e comprovante de residência recente. Para o primeiro título de homens com mais de 18 e até 45 anos, é necessário levar também um documento que comprove a quitação com a Justiça Militar.