O já tradicional e conhecido Café Bergamasco, evento mensal realizado pelo Circolo Bergamasco di Rio Maina, retomou os seus encontros no mês de março/2023. O último encontro realizado foi em novembro/22 e, devido ao período de férias, retorna em março do ano seguinte. E assim aconteceu.
A família que realizou o Café Bergamasco de n. 114 foi a família de seu Augusto Colombo, personagem conhecido do grande Rio Maina e região. Mais de 150 pessoas estiveram na residência de seu Augusto para uma bela confraternização.
Esse foi o segundo encontro realizado na casa, tendo o primeiro acontecido no ano de 2009. Muita cantoria, comida e bebida e, o mais importante, momento de reencontrar amigos, relembrar histórias e causos.
Na oportunidade, o Circolo Bergamasco di Rio Maina entregou uma placa de Sócio Honorário para seu Augusto Colombo e outra para seu Névio Uggioni, sendo reconhecidos pelos relevantes serviços prestados para conservação da história e cultura de nossos antepassados. A professora Zaira Scotti Bonfanti também expôs a sua segunda obra lançada: o livro "Vila Floresta, de 1891 à 1960", que conta a história das primeiras quatro famílias que colonizaram a região da Vila Floresta (Bonfanti, Pizzoni, Pirola e Colombo), além de registrar a própria história de Rio Maina (religiosidade, comércio, entretenimento...).
O que é o Café Bergamasco?
O Café Bergamasco é um evento mensal realizado pelo Circolo Bergamasco di Rio Maina. O primeiro encontro foi em outubro de 2007 e ocorre de março a novembro, sempre no último domingo do mês. Já foram realizados 114 encontros, onde a família recepciona a todos com café e leite e cada família que chega traz uma "mistura". O Circolo oferece o vinho. A cantoria fica ao encargo do Grupo Belunesi, que anima a todos com as músicas antigas dos nonos (folclóricas italianas e brasileiras raiz). Não há nenhum custo para participar e não tem convite especial. É só se informar onde vai acontecer, preparar uma "mistura" bem boa e passar uma tarde de pura nostalgia.