Alguns membros do Conseg da Grande Rio Maina e a presidente do Núcleo da CDL, Clotildes Michels, estiveram, em fevereiro, reunidos com o Comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar – Cel. Gilmar – e o Capitão Jofrei, responsável pela segurança da região de Criciúma.
Na oportunidade, Neto, presidente do Conseg, relatou ao comandante que o ano de 2008 houve uma grande transformação no grande Rio Maina.
O comandante Gilmar, por sua vez, disse ter analisado os números do grande Rio Maina e confirmado que os trabalhos realizados em conjunto com o Conseg foram decisivos para não só capturar ladrões, mas também para afugentá-los para longe do distrito.
Para o Capitão Jofrei, nada é mais tão significativo do que alcançar os resultados positivos na grande Rio Maina tendo a comunidade – organizada através de um Conseg – para auxiliar a segurança pública a garantir a ordem na comunidade.
A reunião contou com o relato dos membros do Conseg, enfatizando da necessidade de se continuar com o mesmo ritmo empreendido no ano de 2008. “O policial militar munido de um celular deu grande segurança para os lojistas do Rio Maina. No entanto, este ano precisamos intensificar as ações em outras frentes”, argumenta Tarcísio, otimista com os resultados vindouros.
Rio Maina será a região número um em segurança
A grande região do Rio Maina, no novo organograma de segurança montado pela Polícia Militar, será denominada a região número 1, no combate a criminalidade. Em reunião realizada no dia 10 de março, Neto, presidente do Conseg, relatou que até março/08 era registrado em média um assalto por dia e que, após a reestruturação do Conselho Comunitário de Segurança, que participou ativamente das ações de combate da criminalidade da Polícia Militar e da Polícia Civil, os assaltos praticamente zeraram.
Na oportunidade toda a comunidade conheceu a nova estrutura de segurança pública montada na região. “Teremos na grande Rio Maina – que vai desde o bairro Colonial até Vila Floresta –, e nas outras nove regiões, sendo a do Rio Maina denominada região n° 1, uma equipe comandada por um sargento, com aproximadamente 15 policiais, viatura, rádio patrulha, moto e policiais a pé, explanou o Capitão Jofrei.
A reunião contou com várias lideranças comunitárias, moradores e também de representantes do Conseg da Grande Santa Luzia. Para Luiz Manoel Alexandre Neto, o Grande Rio Maina terá muito mais segurança e os moradores continuarão colaborando com as polícias. “A reunião foi importante porque ficamos sabendo da nova forma de trabalho que vai ser implantada pela polícia militar. Também a polícia civil, por meio do policial Giovane, fez um relato de sua nova estrutura para combater o crime”, disse Neto.