O ano de 2021 findou e foi possível notar que ele nos deixou alguns aprendizados, sobretudo no campo da solidariedade. É sabido que a pandemia da COVID-19 trouxe consigo uma infinidade de problemas, ou seja, tivemos milhares de óbitos como também centenas de outros milhares de desempregados.
Sim, podemos afirmar que o vírus foi para muitos o sinônimo de desgraça. Todavia, mesmo “dentro de um mar de choro”, ainda assim, pôde-se perceber que a tristeza de uns foi a alegria de outros. Enquanto João chorou, Genésio se alegrou com a venda de lenços.
Mas, assim como eu, garanto que você também não aguenta mais ouvir falar desse indesejado personagem. Trocamos de canal toda vez que um apresentador na televisão usa o termo: vamos falar sobre os números da COVID-19.
Como falei anteriormente, o ano de 2021 não foi só desgraça. Ele também nos revelou o quanto o criciumense é solidário. Conhecemos e ajudamos inúmeras famílias que estavam passando por problemas (financeiros e/ou de saúde), fato que nos motivou promover algumas campanhas.
Recebemos doações de moradores do nosso município e de criciumenses que residem em outras regiões do estado, país e até do exterior. O criciumense realmente se preocupa com seus conterrâneos. Um único grupo de amigos que residem nos Estados Unidos realizou a doação de cerca de 800 dólares, os quais foram prontamente transformados em cestas básicas. Essa atitude não somente ajudou as famílias que estavam passando por dificuldades, mas também movimentou a economia local, visto que os alimentos foram adquiridos junto ao comércio do distrito.
Estes criciumenses que residem em solo americano e outros que vivem na terra da Rainha (Inglaterra) enviaram também alguns aparelhos ortopédicos, como cadeiras de rodas e andadores. Gestos que demonstram que ainda que estejamos distante, as pessoas que ficam, continuarão sempre vivos em nossas lembranças.
Se você foi uma dessas pessoas de alma pura e de coração generoso, fica aqui registrado o nosso muitíssimo obrigado. És o cara. Mesmo distante, fizeste a diferença na vida dos seus. Podemos afirmar a você que coisas boas estão por vir em 2022.
Àqueles que receberam uma doação fica a certeza de que muitas serão as pessoas a serem acrescentadas em suas orações. "Abençoado é quem abençoa", diz os Escritos Sagrado (Lucas 1.48).
Presume-se que o ano será diferente dos anos anteriores, isso positivamente falando. As participações da Polícia Militar, do Conselho de Segurança (Conseg) e do Rotary Club do Rio Maina foram de suma importância para o sucesso dessa empreitada. Eis o voluntariado capaz de provocar sorrisos naqueles cuja morfina têm sido o grande aliado na luta pela sobrevivência.
Parabéns a todos os voluntários!