A partir desta segunda-feira (6), as vacinas contra a Influenza estão disponíveis para toda a população, acima de 6 meses, nas salas de vacinação de Criciúma. A determinação 70/CIB/2022 veio do Governo do Estado. Atualmente, Criciúma está com uma cobertura vacinal de 36,23% nos grupos prioritários contra a Influenza e de 50,43% dos grupos prioritários na vacinação contra o Sarampo.
“Estamos seguindo a determinação do Estado. Este ano, o índice de cobertura está muito baixo, tanto no Estado quanto em Criciúma, então, vamos disponibilizar para todos. Os grupos prioritários que ainda não se vacinaram podem procurar a sua unidade de saúde e tomar os dois imunizantes”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira.
De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, as vacinas ficarão disponíveis enquanto durarem os estoques. “Hoje, temos em nosso estoque mais de 32.560 doses disponíveis, as pessoas que se interessarem precisam ir o quanto antes a uma das unidades de saúde e garantir a sua dose”, alertou.
Este ano, a vacina contra a gripe é trivalente e protege contra os três tipos de vírus que circularam em 2021: H3N2, H1N1 e Influenza B. O morador deve comparecer na unidade mais próxima com a caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. No caso de crianças, é necessário a presença de um responsável.