A equipe Sub-17 do Criciúma faz sua estreia na temporada 2024 nesta sexta-feira (01/03). O Tigre enfrenta o Corinthians na primeira fase da Copa do Brasil da categoria. O confronto único será disputado às 19 horas, no estádio Alfredo Schürig (Fazendinha), em São Paulo (SP). Os paulistas jogarão como mandantes pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O duelo da primeira fase terá transmissão ao vivo da Sportv. A delegação do Tigre tem um voo marcado de Florianópolis para São Paulo no início da noite desta quinta-feira. A equipe que avançar enfrentará nas oitavas de final o vencedor de Athletico Paranaense e Costa Rica, do Mato Grosso do Sul.
Os comandados do técnico Roberto Volpato garantiram a vaga na competição nacional ao levantarem a taça do Catarinense Sub-17 na última temporada. O triunfo veio na decisão contra a Chapecoense em novembro no estádio Heriberto Hülse. Os carvoeiros venceram a equipe do oeste pelo placar de 2 a 1. Na ida, o Tigre também havia vencido por 2 a 0.
Os carvoeiros fizeram a melhor campanha da primeira fase do estadual do ano passado com 34 pontos somados na liderança. Além disso, Reggis foi o artilheiro com 12 gols e Zé garantiu a taça de goleiro menos vazado com apenas 12 gols sofridos na competição.
A Copa do Brasil Sub-17 deste ano conta com 32 clubes participantes, sendo dividido em duas chaves com 16 equipes cada. Apenas na primeira fase e na final, os confrontos serão decididos em jogos únicos. Nas demais etapas ocorrem duas partidas, com o time de melhor campanha na fase anterior com a vantagem de atuar como mandante no duelo da volta.
A 12ª edição da competição nacional mantém o formato da última edição, que passou a ter fases iniciais regionalizadas e final em jogo único. O torneio reúne os últimos 27 campeões estaduais da categoria, além dos vice-campeões dos cinco estados mais bem posicionados no Ranking da CBF (MG, SP, RJ, PR e RS). Assim como em 2023, os confrontos da primeira fase e das oitavas de final foram definidos a partir de um sorteio regionalizado, proporcionando duelos entre equipes geograficamente próximas.
A primeira fase será disputada em jogo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate no tempo normal. Entre as oitavas e as semifinais, os jogos serão realizados em ida e volta, com decisão nos pênaltis em caso de empate nos pontos ganhos e saldo de gols.
Por fim, a grande final será disputada em partida única, com mando do time de melhor campanha e decisão nos pênaltis em caso de empate no tempo normal.