Branding Imagem
Branding Imagem

ECONOMIA

GERAL

Criciúma: famílias afetadas por chuvas de agosto podem sacar FGTS

Em Criciúma, os afetados pelas chuvas de agosto já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A prefeitura e a Caixa Econômica Federal anunciaram a medida na manhã desta quarta-feira (8). O saque tem valor máximo de R$ 6.200, e a solicitação de resgate pode ser feita até dia 21 dezembro. Serão contempladas residências de 210 ruas de 28 bairros da cidade.

Temos trabalhado constantemente no desassoreamento de rios e nas obras do Canal Auxiliar, que já evitaram grandes enchentes na cidade. Infelizmente, durante agosto, muitas famílias nos arredores do Rio Sangão foram atingidas, por isso a liberação desse recurso é tão importante”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro. Ao todo, aproximadamente R$ 9 milhões devem ser liberados.

Em 10 de agosto, o município decretou situação de emergência após um grande volume de chuva atingir a região sul do estado. Depois do atendimento emergencial da Defesa Civil e a restauração da situação de normalidade, o órgão elaborou uma documentação para registro das ocorrências.

O relatório é encaminhado para o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Preenchemos um formulário com informações de desastres, como áreas e bairros atingidos, tipo de evento e descrição da ocorrência”, explica o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Fred Gomes. Segundo ele, aproximadamente 1,5 mil pessoas devem ser beneficiadas com a medida.

Conforme o diretor, após o estado homologar a situação de emergência e a União reconhecê-la em Diário Oficial, o município entrou com um pedido de liberação do FGTS junto à Caixa Econômica, momento em que foram cadastradas as ruas atingidas em cada um dos bairros.

Como solicitar o saque

Para fazer a solicitação, é necessário baixar o aplicativo FGTS, da Caixa. Para ter direito ao resgate, o morador precisa ter residência comprovada em ruas homologadas pela Caixa Econômica.

 

O aplicativo é prático e seguro. É preciso anexar uma foto junto de um documento de identificação, assim como um comprovante de residência da data da calamidade ou de até 120 dias antes dela”, esclareceu o superintendente executivo de varejo dCaixa Econômica Federal, Rudolfo Cabral.

Conforme Cabral, pessoas que possuem casa alugada precisam bater foto do contrato de aluguel. Se o documento ainda estiver no nome do esposo ou da esposa, também é preciso anexar foto do documento de união estável ou certidão de casamento. É possível também solicitar o crédito em conta de outros bancos.

No caso de dúvidas ou dificuldade com o procedimento digital, o cidadão pode ir diretamente em uma agência da caixa. No entanto, durante os próximos 20 dias, a solicitação só pode ser feita pelo aplicativo. Caso o morador não tenha conexão com a internet, é possível se dirigir até a sede da Defesa Civil, no Morro Cechinel, onde ele receberá auxílio para fazer a solicitação pelo app.

Para solicitar o resgate, acesse o guia rápido da Caixa em bit.ly/3NOu3by ou confira o passo a passo seguir:

– Ao acessar o app FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
 Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
 Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
 Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”;
 Escolha uma das opções para receber seu FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente.
 Faça upload dos documentos requeridos;
 Confira os documentos anexados e confirme;
 A Caixa analisará a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado.

Abaixo estão os 28 bairros contemplados com a liberação do FGTS. lista de ruas desses bairros que foram contempladas pode ser acessada em https://bit.ly/3Uokx1i.

Argentina
Cidade Mineira Nova
Cristo Redentor
Imperatriz
Jardim Das Paineiras
Metropol
Mina União
Monte Castelo
Nossa Senhora da Salete
Paraíso
Pedro Zanivam
Pinheirinho
Quarta Linha
Recanto Verde
Renascer
Rio Maina
Sangão
Santa Luzia
Santo Antônio
São Luiz
São Roque
São Sebastião
Tereza Cristina
Vila Francesa
Vila Isabel
Vila Macarini
Vila Manaus
Vila Zuleima

caixa econômica

criciúma

defesa cicil

enchente

fgts

Branding Imagem