Em ato conjunto com Governo do Estado e Prefeitura de Criciúma, foi assinado nesta quinta-feira Termo de Compromisso para repasse de recursos ao município, que vem sendo atendido com a ampliação de seu Sistema de Esgotamento Sanitário.
O objetivo do repasse, que pode chegar ao teto de R$ 26 milhões, é a recuperação da pavimentação em vias alteradas por obras de saneamento nos Bairros Próspera e São Luiz. O pagamento será realizado em parcelas ao Fundo Municipal de Saneamento, a partir da apresentação de boletins de medição dos serviços realizados.
“A CASAN sabe das dificuldades do município quando passa por obras de esgotamento sanitário e com esse Termo de Compromisso a Companhia retorna recursos à cidade para recuperação de suas vias. Esperamos também no segundo semestre voltar à cidade para entregar a infraestrutura de saneamento que vai atender mais moradores de Criciúma”, destaca a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos.
Ao todo, o investimento da CASAN em esgotamento sanitário em Criciúma para os bairros São Luiz e Região da Grande Próspera chega a R$ 84 milhões. Os recursos foram obtidos junto à Caixa e em financiamento pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), permitindo que a coberta em coleta e tratamento chegue a quase 45%.
No Bairro São Luiz a Companhia instalou aproximadamente 40 quilômetros de redes coletoras, dois quilômetros de emissários e 2.443 ligações domiciliares. Estão também em execução obras para implantação de uma estação elevatória e ampliação da Estação de Tratamento localizada no Bairro Santa Luzia, onde será depurado o esgoto do São Luiz.
Na Região da Grande Próspera, a implantação de redes coletoras, já executadas, é superior a 86 quilômetros, para tendimento de 5.700 ligações domiciliares. A ampliação exigiu também o assentamento de mais de 8 quilômetros de emissários e seis estações elevatórios, que bombearão o esgoto até a nova Estação de Tratamento, em etapa final de construção na Vila Selinger.
Serão beneficiados moradores dos distritos Vila Rica, Próspera, Argentina/Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela Nossa Senhora da Salete, Morro do Céu.
“São investimento fundamentais para a saúde e qualidade de vida da população”, complementa a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos.