Devido à grande representatividade de Criciúma no estado de Santa Catarina, e em outros estados do Brasil, como referência no uso da tecnologia nas políticas públicas municipais, a cidade carbonífera participará da primeira edição do Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes do Mato Grosso do Sul. O evento, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto em Campo Grande, reunirá prefeitos e gestores públicos para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento dos municípios e terá participação do diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan.
O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), irá compartilhar informações de como as administrações municipais utilizam a tecnologia para oferecer melhores serviços à população e gerar oportunidades de desenvolvimento.
Para o diretor de Tecnologia da Informação de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, serviços mais rápidos, menos burocráticos e acessíveis passam pelo uso estratégico da tecnologia. “Governos ou empresas privadas que possuem um planejamento estratégico e se oportunizam do uso da tecnologia têm conseguido alcançar os seus objetivos. Falar em transformação digital e tecnologia são coisas diferentes. É preciso falar em processos, principalmente. Processos mapeados, definidos e otimizados. O primeiro de tudo, é isso”, ressalta. “A partir disso a gente começa a ter o conceito de transformação digital e aí sim colocar o nosso cidadão no centro disso”, completa.
O município catarinense foi considerado pela Controladoria-Geral da União (CGU) o mais transparente de Santa Catarina e o segundo no Sul do país, na Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, que avaliou 665 municípios brasileiros, com mais de 50 mil habitantes.
Criciúma, distante 191 km da capital Florianópolis e com 217 mil habitantes, figura também entre as 10 cidades mais transparentes do país. “Desde 2017 a gente vem numa ação muito forte de informatização dos processos dentro da Prefeitura Municipal de Criciúma. E a gente vem fazendo isso por secretaria. A partir do momento que se começa a aplicar tecnologia e a informatizar esses setores, começa a gerar indicadores e medir a saúde de cada área”, finaliza o diretor.