Branding Imagem
Branding Imagem

GERAL

POLÍTICA

SEGURANÇA

Defesa Civil de Santa Catarina sedia encontro do Codesul

A Defesa Civil de Santa Catarina sediou nesta segunda-feira, 13 de novembro, o encontro das Defesas Civis dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Esse encontro é um desdobramento da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Clima, que integra duas comissões: a de defesa civil e a de meio-ambiente.

Logo no início, o governador fez o uso da palavra, “a ideia é montar uma estrutura para que os estados do Codesul possam se ajudar quando houver algum tipo de evento climático extremo. Criar protocolos de ações é fundamental para salvar vidas e salvar patrimônios. Esse grupo será muito importante para fortalecer as nossas Defesas Civis”, informou o governador Jorginho Mello.

Durante o encontro, a Defesa Civil catarinense submeteu à apreciação aos quatro estados uma metodologia de trabalho de forma setorizada, visando ter propostas tanto para a comissão de defesa civil como para a de meio-ambiente, de forma integrada. Além disso, as propostas terão medidas de curto, médio e longo prazo e serão apresentadas em um único documento para os governadores dos quatro estados integrantes do Codesul. A expectativa para envio do documento é início de 2024 e a próxima reunião possui previsão para acontecer de forma online, ainda sem data definida.

A intenção desse grupo de trabalho do Codesul é criar uma agenda de encontros com os representantes das Defesas Civis. “O governador Jorginho Mello pediu que a gente organizasse essa agenda e retomasse esse grupo que estava parado desde 2016. Nosso estado já é exemplo nacional quando o assunto é Defesa Civil e essa troca de experiências é fundamental para uma resposta mais eficiente a essas catástrofes”, disse a secretária do Codesul Santa Catarina, Vânia Franco.

“Essa união dos estados é fundamental para a troca de experiência entre as defesas civis. Temos as questões que envolvem as chuvas aqui no Sul do Brasil e a seca e as queimadas no Mato Grosso do Sul. A vivência de cada estado pode contribuir para que a gente defina estratégias para minimizar os impactos”, reforçou Coronel Armando.

A reunião foi proveitosa porque ela resgata duas comissões extremamente importantes para o estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como explicou Coronel Cesar, diretor de Gestão de Desastres, “ a ação do governador Jorginho Mello hoje, na Defesa Civil, na abertura desse evento, demonstra a importância das medidas que serão tomadas, e é primordial que os estados estejam preparados e sempre mantendo um nível acima quando o assunto é o enfrentamento dos desastres, pois eles serão cada vez mais frenquentes”.

 

codesul

defesa civil

santa catarina

Branding Imagem