Aos 61 anos, Adelaide Santiago, foi a primeira a receber a dose na cidade
“Uma sensação de alívio em um momento de tanto medo”, descreveu a agente comunitária de saúde, Adelaide Santiago, relembrando o dia 19 de janeiro de 2021, quando recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Criciúma. Nesse dia, além dela, outros quatro profissionais da área da saúde foram vacinados: Maria Helena Queiroz Pessoa, 55 anos, Vanilda Duarte da Silva, 57 anos, Douglas José Nazário, 64, e Isoleia Romagna, 51 anos. Hoje, Adelaide já tem a carteirinha completa, com primeira e segunda dose, e a dose de reforço. “E eu falo para todo mundo que é preciso tomar a vacina, é a única forma de vencermos esse vírus”, reforçou.
Um ano depois da aplicação da primeira dose, Criciúma já passa de 385 mil doses aplicadas, entre D1 e D2, e dose de reforço. São mais de 159 mil pessoas com pelo menos duas doses da vacina, o que representa 86% da população vacinável. Além de mais de 179 mil imunizados com a primeira dose, ou seja, 97% da população. Os dados levam em conta adolescentes e adultos que podem ser vacinados. Mas, além desses, crianças entre 5 e 11 anos também passaram a ser imunizadas nessa semana.
“Esse avanço da vacinação é reflexo de um trabalho intenso realizado pelas equipes de saúde do município nesses últimos meses. Foram dias de muita dedicação, noites e finais de semana de atendimento ampliado para atender a toda a população”, lembrou o secretário de saúde Acélio Casagrande. “Além, é claro, do engajamento dos criciumenses, que procuraram suas unidades para se vacinar, e colocaram Criciúma como destaque na campanha de vacinação”, completou.
Portal Minha Vacina
Toda a campanha de imunização contra a Covid-19 em Criciúma contou com a plataforma online Minha Vacina. Um sistema criado para acompanhar a vacinação no município, desde a chegada das doses até a disponibilização de informações aos criciumenses.
“Passamos por várias fases de vacinação, com aplicação segmentada, entre profissionais de serviços essenciais e grupos de risco, e avançando em faixas etárias. A medida que a imunização entrava em uma nova fase, as informações eram atualizadas na plataforma”, destacou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco.
Por meio do minhavacina.criciuma.sc.gov.br, o cidadão pode acompanhar as fases de vacinação, saber a data da sua próxima dose, além de acompanhar todos os indicadores da campanha em tempo real.
O gerente reforçou ainda a importância dos profissionais na campanha. “Nenhum sistema funciona sozinho e com certeza o símbolo do sucesso da vacinação em Criciúma são os nossos profissionais da saúde, que se empenharam em salvar vidas acima de tudo”, enfatizou.