Nova Veneza, a charmosa cidade do Sul do estado conhecida por suas fortes tradições italianas, encerrou mais uma edição da tão esperada Festa da Gastronomia Típica Italiana. O evento reuniu milhares de visitantes de várias partes do Brasil, do dia 20 até este domingo, todos em busca de uma experiência autêntica na gastronomia e nas tradições italianas. De acordo com os organizadores, mais de 100 mil pessoas passaram pela festa durante os quatro dias.
Durante os quatro dias de festa, os visitantes puderam desfrutar de uma vasta gama de pratos típicos italianos, preparados com ingredientes frescos e seguindo receitas tradicionais passadas de geração em geração. As mesas dos restaurantes e praça de alimentação estavam repletas de delícias como massas, polentas, nhoques, risotos, fortaia e minestra, todos acompanhados por vinhos locais.
Além da gastronomia, a festa contou com uma programação cultural rica e diversificada. Apresentações musicais, danças folclóricas, e desfiles do Carnevale Di Venezia e das famílias animaram o público.
O encerramento da festa foi marcado pelo show da dupla Brenno e Edu, que não deixou o público sair do pavilhão central, antes da madrugada de domingo para segunda.
O prefeito Rogério Frigo, em seu discurso, destacou o público alcançado este ano, com mais de 100 mil visitantes. “Mais uma vez a festa foi um sucesso absoluto. Nos orgulha muito que a festa toda seja feita pelos próprios profissionais da administração municipal. Então que viu a organização, limpeza e programação repleta de atrações, foi uma equipe muito comprometida que realizou”, comenta.
Impacto na Comunidade
A Festa da Gastronomia Típica Italiana não apenas celebra a herança cultural, mas também tem um impacto significativo na economia local. “Aqui na nossa cidade, todos se beneficiam com as festividades. Nossos hotéis, por exemplo, estavam lotados há meses. Os restaurantes não tiveram um minuto de descanso durante esses dias, além da nossa agricultura que fornece boa parte dos ingredientes para a produção dos deliciosos pratos típicos. O nosso comércio estava aberto e com muitos visitantes levando alguma lembrança de Nova Veneza. Isso é bom não só para a nossa cidade, mas sim para a nossa região que recebe milhares de turistas”, celebra Frigo.
Encerrada com chave de ouro, a festa deixa um legado de celebração cultural e uma forte expectativa para as futuras edições, reafirmando Nova Veneza como um verdadeiro pedaço da Itália no coração de Santa Catarina.