Branding Imagem

EDUCAÇÃO

GERAL

Escolas municipais realizam ações diferenciadas durante a pandemia em Criciúma

A Educação é uma das áreas que mais tiveram que se reinventar durante a pandemia de coronavírus. Com a vinda das aulas remotas, coordenadores, equipes diretivas, professores e estudantes da Secretaria Municipal de Educação precisaram se adaptar ao novo momento. Além das atividades remotas, as unidades escolares também elaboraram ações, como o drive thru, brincadeiras, reuniões pedagógicas e lives.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hercílio Amante, do bairro Vila Floresta, divulgou o folhetim online ‘Juntos Somos Mais Fortes’, composto pelas atividades realizadas durante as aulas remotas em todos os componentes curriculares. As atividades foram: uma tarde na África, jogos de tabuleiros, corrida contra o coronavírus, brincadeiras, confecção de brinquedos antigos, Numbers Octopus, Family Tree, Human Body, entre outras.

Além disso, o folhetim teve homenagens dos alunos à escola, em comemoração aos 54 anos da unidade e dicas para rotina de estudos.

Drive thru

As Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Serafina Milioli Pescador, do bairro Operária Nova, e a Honório Dal Toé, do bairro Verdinho, que realizaram drive thru para estudantes, familiares e funcionários. Segundo a diretora da EMEIEF Honório Dal Toé, Solange Fernandes Schuvinski Ghisi, 80% das famílias participaram da iniciativa, que foi uma parceria com os funcionários e a Associação de Pais e Professores (APP).

“A ação foi com o intuito de nos aproximarmos um pouco, entregamos balas para os alunos e uma lembrança para as famílias. E nós, enquanto escola, gostamos muito também, foi um momento gratificante e compensador, uma maneira de matar um pouquinho a saudade de todos”, falou.

Já a EMEIEF Serafina Milioli Pescador realizou o drive thru com os professores, colaboradores e serventes. Decorada com balões e faixas, a escola deu mimos para os colaboradores: álcool em gel, máscara confeccionada com a logo da escola, guloseimas e o currículo foco, que será o documento norteador do planejamento para o segundo semestre.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

“O drive thru foi pensado numa forma de acalentar o coração dos professores e amenizar a saudade da escola, a intenção foi de mostrar que, mesmo longe, estamos juntos”, ressaltou a diretora da EMEIEF Serafina Milioli Pescador, Patrícia Ronchi Bernardino Bitencourt. A EMEF Hercílio Amante e o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Criança Feliz também realizaram a iniciativa.

Lives

A Escola Serafina Milioli Pescador também promoveu a live sobre ‘Como podemos ter saúde emocional e motivação para os estudos em tempos de pandemia’ e a ‘Educação socioemocional como auxílio aos efeitos da pandemia’, ministrada pelo professor de História, Lucas Santiago Costa, e pela psicóloga Regina Rabelo, respectivamente.

A EMEF Dionízio Milioli, do bairro Ana Maria, também teve uma live para os professores e equipe diretiva para refletirem sobre a ‘Saúde mental neste contexto de pandemia’, ministrada pelas psicólogas da Secretaria Municipal de Educação, Andreia Daminelli e Deise Dal Pozzo.

Reuniões pedagógicas

Todas as unidades estão desenvolvendo reuniões pedagógicas entre as equipes diretivas e os professores. O objetivo é repassar informações apresentadas pela secretaria sobre a permanência das atividades não presenciais, monitoramento e avaliação das atividades postadas no Google Classroom e atividades impressas enviadas aos alunos que não possuem acesso à internet, planejamento docente para o segundo semestre letivo, entre outras.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Na EMEIEF Judite Duarte de Oliveira, do bairro Sangão, a equipe diretiva fez um feedback com os professores sobre o primeiro trimestre e o que é importante ser ensinado aos estudantes até o fim do ano.

coronavírus

criciúma

escola