Depois de passar por modernização e ampliação, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no Bairro Universitário está pronta para atender os bairros São Luiz e Michel. Novas estruturas foram construídas para atender mais de 10 mil moradores.
Entre as melhorias está a implantação de um terceiro tanque de aeração. Nessa estrutura a matéria orgânica presente no esgoto é degradada pela ação de micro-organismos, que necessitam de oxigênio para realizar suas funções. O oxigênio necessário para que este processo ocorra é fornecido pelo sistema de sopradores, por isso o nome do equipamento.
Com os investimentos a Estação de Tratamento teve sua capacidade de depuração elevada de 90 litros por segundo para 135 litros por segundo, tornando-se capaz de receber também o esgoto do São Luiz.
Além dessa expansão, a obra permitiu a implantação de 40 mil metros de rede coletora, uma estação elevatória e 2.443 ligações domiciliares. “São ampliações muito importantes na infraestrutura de saneamento de Criciúma, para um desenvolvimento sustentável e mais condições de saúde pública”, destaca o Chefe do Setor Operacional de Esgoto da Superintendência Sul/Serra, Yhago Martins.
O atendimento aos bairros São Luiz e Michel, fará com que Criciúma chegue a um índice de cobertura de 45% de coleta e tratamento de esgotos. As ligações à rede coletora já estão autorizadas, e podem ser providenciadas pelos moradores.