Os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) continuam as preparações. A Secretaria Municipal de Educação, por meio dos Clubes de Matemática, promoveu aulões preparatórios nas escolas ao longo dessa semana com a finalidade de desenvolver atividades e questões de provas anteriores, orientando os estudantes para adquirirem bons resultados. A prova ocorrerá neste sábado (8) em três escolas: Governador Heriberto Hülse, Cedup Abílio Paulo e na escola municipal Hercílio Amante com estudantes de escolas públicas e privadas.
Segundo a coordenadora dos Clubes de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, os estudantes têm contato com questões da olimpíada ao longo do ano, principalmente durante os encontros nos Clubes de Matemática. A preparação é intensificada nas semanas que antecedem a prova. “Neste ano, nós professores gravamos um vídeo com a resolução de algumas questões. Assim, tornou-se uma forma dinâmica de orientá-los e prepará-los durante toda essa semana em nossos encontros no contraturno escolar”, destacou.
Conforme a coordenadora de Matemática, Fabiana Manenti Martinhago, por meio dessas atividades realizadas em sala de aula, a expectativa é que os estudantes representem bem o município nessa próxima edição. “Temos trabalhado com muito empenho e nossa expectativa é que os estudantes não somente tragam premiações para Criciúma, mas que obtenham destaques maiores do que em outros anos”, ressaltou.
Criciúma com destaque em Matemática
De acordo com o secretário de Educação, Celito Cardoso, os resultados obtidos fazem os estudantes continuarem se dedicando e se esforçando em todos os componentes curriculares. “A classificação para a segunda fase é algo que incentiva e motiva quem está participando. Os estudantes da rede municipal têm a oportunidade de testar os seus conhecimentos e aprender com essa prova, o que reflete não somente no aprendizado em matemática, mas de modo geral.” frisou.
Ainda, conforme Karine, a prova ajuda a estimular o estudo da Matemática contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no município de Criciúma. “A OBMEP é uma prova em nível nacional e, quando nós participamos de provas assim conseguimos perceber como estamos em relação a outros municípios e escolas. Então, para nós é como um diagnóstico para saber se o trabalho de Matemática em nível olímpico está chegando em bons resultados”, concluiu a coordenadora dos Clubes de Matemática.