O distrito do Rio Maina está sob o comando de um novo intendente distrital. O ex-vice-prefeito de Criciúma, Gelson Fernandes, foi empossado na intendência da região na noite desta segunda-feira (3). Prestigiaram o evento as autoridades do Executivo e do Legislativo municipal, colegas e amigos do novo intendente e representantes de organizações da sociedade civil, assim como presidentes de associação de moradores de bairros de Criciúma.
Formado em Direito, Fernandes foi vice-prefeito da cidade entre 2004 e 2008 e já esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde. De 2013 a 2016 ocupou a presidência da extinta Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), que em 2021 foi transformada em diretoria executiva.
“O que importa é o ato de servir, o espírito público. O Rio Maina contribuiu muito na minha vida, e eu quero contribuir mais com o Rio Maina, estando presente nas intervenções de estrutura pública, nas roçadas e limpeza urbana, sendo os olhos do prefeito junto à comunidade, principalmente, em assuntos que podem passar despercebidos”, afirmou o novo intendente.
A Intendência do Rio Maina atende a 35 bairros com a execução, fiscalização e coordenação de serviços da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana como, por exemplo, patrolamento de ruas, drenagem, limpeza de bocas de lobo, roçagem e recuperação asfáltica.
“O servidor público que não tem a capacidade de se indignar, não serve para compor governo. Quem paga o nosso salário é o cidadão, que levanta cedo todos os dias para trabalhar. Quando ele procura o servidor com um problema, ele quer resolutividade, e não que seu problema seja passado de mão em mão. O papel do gestor público é de envolver as pessoas, trazer a comunidade para participar do debate e dos projetos das obras”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Anúncio de obras no Rio Maina
Na ocasião, Salvaro aproveitou para anunciar a construção de um elevado na rotatória do Rio Maina, com o objetivo de proporcionar mais agilidade no trânsito da região. Profissionais da Administração Municipal apresentaram, também, o projeto de revitalização da Avenida Luiz Lazzarin, que liga as rotatórias da rua Álvaro Catão e do Rio Maina. A via passará por revitalização asfáltica e de sinalização. Os recursos para as obras terão origem do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com início da manutenção previsto para julho.